Memória
Nem mesmo os leitores mais novos podem ignorar o que foi o Círculo do Livro. Pelo menos os assíduos frequentadores de sebos – virtuais o não – já devem ter se deparado com obras editadas por ele, que foi febre no Brasil dos anos 1980.
Sócios
Criado em 1973, o Círculo do Livro foi formado pela associação das editoras Abril e Bertelsmann, em um esquema que funcionava à base de catálogos. Era assim: se indicado por alguém que já era sócio, o interessado passava a receber quinzenalmente um livreto com títulos disponíveis.
Alcance
O alcance era democrático e chegava em qualquer município do país, mas, para continuar ativo, o sócio deveria sempre escolher pelo menos uma das obras, que, geralmente, eram vendidas a preços menores do que nas livrarias.
Fim
Com grande aceitação, o projeto surgiu em 1973 e teve seu auge em meados da década de 1980 com 800 mil sócios, segundo o site PublishNews, especializado em mercado editorial. Apesar da boa aceitação, a proposta viu seu lucro declinar e encerrou as atividades em meados dos anos 1990.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia