O escritor Paulo Cesar de Araújo, responsável biografia não-autorizada de Roberto Carlos, retirada de circulação por decisão da Justiça, em 2007, publicará um novo livro contando a história da vida do cantor. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pela Record, que vai editar a nova obra.
STF libera publicação de biografias sem autorização prévia
Órgão máximo do Poder Judiciário encerra a polêmica do caso e ressalta defesa da liberdade de expressão
Leia a matéria completaSegundo comunicado enviado pela editora, já existe um acordo com Araújo, que publicará a biografia do Rei em 2016.
“Será uma nova biografia. Não daremos mais detalhes, porém. Paulo Cesar é autor da casa, um pesquisador brilhante, e conosco terá tranquilidade e segurança para trabalhar. Estamos muito contentes com a volta dele, orgulhosos de que tenha confiado na Record para esse grande projeto, declarou o editor-executivo Carlos Andreazza no comunicado.
A nota acrescenta que a Record “salienta o seu compromisso de publicar grandes biografias com ética, respeito aos fatos e o devido rigor histórico”.
Polêmica
A decisão de publicar uma nova biografia de Roberto Carlos chega uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, unanimemente, pelo fim da necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias no país.
Em 2007, Roberto Carlos conseguiu retirar do mercado o livro “Roberto Carlos em Detalhes”, escrito por Paulo César de Araújo e publicado pela Editora Planeta. A principal alegação defendida pela Justiça na época é que o livro seria uma ofensa à honra e invadia a privacidade do artista.
No entendimento do STF, que atendeu a um pedido da Associação Nacional de Editores de Livros (Anel), a exigência de autorização prévia para o lançamento de biografias é incompatível com a liberdade de expressão e de informação.
Em entrevista ao programa Fantástico em 2013, Roberto Carlos anunciou que a preparação de uma biografia própria. A ideia inicial é de que a obra seja feita em dois volumes, mas ainda não há uma previsão de quando os livros chegarão ao mercado.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA