O escritor húngaro László Krasznahorkai foi anunciado na tarde desta terça-feira (19), em Londres, o vencedor do Man Booker Prize 2015, um dos prêmios mais importantes da literatura internacional. Ele disputava o prêmio com outros nove escritores e receberá 60 mil libras (R$ 283 mil).
Atualmente com 61 anos de idade, Krasznahorkai ganhou notoriedade em 1985, com o romance Satantango, posteriormente adaptado para o cinema pelo diretor Bela Tarr. Em 1993, ele ganhou na Alemanha o prêmio Bestenliste-Prize com o livro The Melancholy of Resistance. Não há obras dele lançadas no Brasil.
Ao anunciar o resultado, o júri destacou The Melanchoy of Resistance, que “reúne todo tipo de coisas estranhas e inesperadas, à medida que elas acumulam inexorabilidade em parágrafos tão monumentais quanto escabrosos e musicais”.
O Man Booker Prize é concedido a cada dois anos a autores com trabalhos publicados em língua inglesa. Além do húngaro, concorriam ao prêmio este ano o moçambicano Mia Couto (primeiro indicado de língua portuguesa), o líbio Ibrahim Al-Kone, o congolês Alain Mabanckou, a sul-africana Marlene van Niekerk, a francesa Maryse Condé, o indiano Amitav Ghosh, a libanesa Hoda Barakat, a americana Fanny Howe e o argentino César Aira.
Deixe sua opinião