Fernando del Paso, escritor mexicano| Foto: Universidad de Guadalajara/Divulgação

O escritor mexicano Fernando del Paso ganhou nesta quinta-feira (12) o prêmio Cervantes 2015, considerado o prêmio mais importante da literatura de língua espanhola, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do romance hispânico.

CARREGANDO :)

As obras de Del Paso, de 80 anos, entraram para a história do México, e um de seus romances mais reconhecidos, “Notícias do Império”, aborda a figura do Imperador mexicano Maximiliano de Habsburgo.

Publicidade

O júri concedeu o prêmio a Del Paso “pela sua participação no desenvolvimento do romance combinando tradição e modernidade, tal como fez Cervantes”, disse o ministro espanhol da Educação e Cultura, Íñigo Méndez de Vigo, ao anunciar o prêmio. “Seus romances, cheios de risco, revivem episódios fundamentais da história do México tornando-os universais”, acrescentou.

O prêmio, de 125 mil euros que o governo espanhol dá todo ano, se concede tradicionalmente de forma alternada a escritores espanhóis e latino-americanos, em uma lei não escrita.

O vencedor do Cervantes é escolhido por um júri formado por acadêmicos, antigos vencedores e membros da imprensa, e reconhece o trabalho de um escritor que, através de seu trabalho, contribuiu para enriquecer o legado literário hispânico.