Com o slogan “Ler Move o Mundo”, o Instituto Goethe quer reunir leitores de 13 cidades da América do Sul neste sábado (26), incluindo Curitiba.
A instituição promoverá o “Flashmob Literário”, evento em comemoração ao dia europeu das línguas, no qual dissemina a importância da leitura.
A iniciativa de encontro literário foi articulada por Stefanie Kastner, diretora da biblioteca do Goethe em São Paulo e no restante da América do Sul. A ideia é que cada leitor leve seu livro favorito e leia um trecho em voz alta para outra pessoa, podendo dá-lo de presente ao fim do encontro.
Em Curitiba, o evento será na Boca Maldita, em frente do obelisco do relógio, neste sábado (26), a partir das 14 horas. É possível levar livros de qualquer idioma.
Na página do evento, que é gratuito, o Goethe explica:
“A leitura é fundamental para o Instituto Goethe. Nosso próprio nome já é o de um dos autores mais importantes da Alemanha, então é fundamental que não só estimulemos a leitura da língua alemã mas também de todas as outras”, disse Simone Malina, porta-voz da instituição.
Em São Paulo, a ação comemorativa acontece no Masp em parceria com o European Union National Institutes for Culture (Eunic), o projeto Tem Mais Gente Lendo (TMGL) e o SP Leituras da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também é apoiado pela prefeitura da capital paulista.
O “flashmob” também está programado para Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru), La Paz (Bolívia), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile).
O público ainda pode acompanhar virtualmente as mobilização usando as hashtags #lermoveomundo, #LesenbewegtdieWelt e #LeerMueveelMundo.