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 | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A comida como marca cultural alemã é o tema do livro Alemães, comida e identidade: uma tese ilustrada” que será lançado neste sábado (15) na Igreja de Cristo, a igreja luterana no bairro São Francisco que é um reduto da cultura germânica em Curitiba. O livro é o resultado da pesquisa de doutorado da historiadora Juliana Reinhardt que pesquisa há anos sobre imigração alemã no Brasil, comida e identidade. O livro mescla arte, cultura e gastronomia.

Livro “Alemães, comida e identidade: uma tese ilustrada”

De Juliana Reinhardt, Editora Máquina de Escrever. Sábado (15) às 18h no Templo Evangélico Luterano (R. Inácio Lustosa, 309, São Francisco).

“Entre os imigrantes, a comida é o último elo com a cultura de origem, já que muitos traços culturais vão se perdendo entre os descendentes da geração que imigrou: as roupas, a língua, a música. Mas a comida, as tradições culinárias, permanecem, afirma a autora.

Para Juliana, que se dedica ao tema e é uma das fundadoras da Editora Máquina de Escrever, especializada em pesquisas e patrimônio, “comida nos revela muito além das suas qualidades nutricionais. Por trás de toda sua roupagem de calorias, proteínas e carboidratos, por trás daquilo que pode nos fornecer, fisiologicamente, está um mundo de significações, representações e história.”

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