Uma das principais empresas britânicas da imprensa anunciou nesta segunda-feira (22) o lançamento de um novo jornal nacional, “The New Day”, o primeiro em 30 anos no país, pouco depois do anúncio do fim da versão impressa do “The Independent”.
A “Trinity Mirror”, que edita os jornais de esquerda “Daily Mirror” e “Sunday Mirror”, anunciou que o “The New Day” chegará às bancas com um “enfoque alegre, otimista e politicamente neutro”.
O “New Day” terá presença nas redes sociais, mas não um site oficial, segundo o diretor geral da “Trinity Mirror”, Simon Fox.
O executivo reconheceu que o número de compradores de jornais está em queda, mas destacou que o jornalismo impresso não está morto.
“Quase um milhão de pessoas deixaram de comprar jornais nos últimos dois anos, mas acreditamos que muitas delas poderiam voltar a fazê-lo no caso de um oferta do produto correto”, disse.
“Revitalizar o papel é uma parte central de nossa estratégia, paralelamente com a transformação digital, e não há motivos para ter que escolher entre as duas. Os jornais podem viver em uma era digital, caso sejam preparados para oferecer algo mais”.
O jornal de 40 páginas será gratuito no primeiro dia e, durante os 15 dias seguintes, será vendido a 25 pence (0,32 euro, 0,35 dólar). Depois o preço dobrará a 50 pence, 10 pence a menos que o “Daily Mirror”.