Começa nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, a 34.ª Semana Literária Sesc, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural paranaense. Ele acontece simultaneamente em 23 municípios do estado e ocorre até 3 de outubro. Pela primeira vez, terá uma “patrona”, a poeta, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz.
Às 19h30, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, ela falará sobre os eixos fundamentais da poesia. O bate-papo será mediado pelo romancista e professor Cezar Tridapalli, autor de “O Beijo de Schiller” (Prêmio Minas Gerais de Literatura de 2013). Alice, a maior haikaísta brasileira e vencedora de dois Jabuti – lançou recentemente o excelente “Outro Silêncio” – também fará palestras em Maringá e Londrina.
A programação completa da Semana Literária Sesc homenageia o poeta mato-grossense Manoel de Barros, morto no ano passado. Ele completaria cem anos em 2016. Diversos eventos foram batizados com trechos de textos do poeta da ressignificação do cotidiano, como o bate-papo “Eu queria ser lido pelas pedras”. Nele, o escritor e best-seller André Vianco falará na terça-feira (29), às 15h45, no palco central da Santos Andrade, sobre a sua peculiar trajetória self-made man no mercado editorial brasileiro.
Diversidade
Com ar de semana-panorama, o Sesc ainda trará à programação curitibana importantes nomes do cenário local e nacional, como Marcelo Sandmann, Marcelino Freire, Pedro Bandeira, Ilan Brenman e Ivan Justen Santana.
Na quinta-feira (1.º), o fim de tarde promete um cenário de superlotação e corações aos tropeços com o lançamento de “Cozinha Prática”, da apresentadora Rita Lobo, um dos hypes mais fortes do meio gastronômico brasileiro na atualidade. Rita Lobo é publisher da editora Panelinha e criou o programa “Cozinha Prática com Rita Lobo”, na GNT.
Todos os eventos são gratuitos, das oficinas às apresentações musicais – dia 3, às 16 horas, tem apresentação do Trombone de Frutas –, e sujeitos à lotação.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião