• Carregando...
Bond: era da mútua ajuda já começou e livro fala sobre isso | Ricardo Gama/Divulgação
Bond: era da mútua ajuda já começou e livro fala sobre isso| Foto: Ricardo Gama/Divulgação

Antes de começar a ler Eu, Você e os Outros, pegue caderno e caneta e prepare-se para fazer um plano de melhoria pessoal. Essa é a sugestão do autor, o jornalista paranaense Fernando Bond, para quem a criação do livro funcionou como uma revisão da própria vida.

A estrutura é inusitada: como Bond trabalhou a vida toda em televisão, seu livro de estreia segue o padrão da redação de um telejornal. A cada tanto, ele faz uma pausa para o leitor refletir – algo como o "a seguir" do noticiário. É aí que entram o papel e a caneta. "A pessoa poderá escrever seu próprio livro, decidindo que caminhos irá tomar", propõe.

Por essas e outras, amigos apelidaram a obra de "rivotril de papel", referido-se ao medicamento antidepressivo. Vem a calhar, já que a experiência de Bond com a depressão lhe marcou profundamente. "O afastamento de meus filhos me pesava muito, eu bebia demais, tinha problemas de relacionamento", relembra. A saída que encontrou foi virar rato de biblioteca. Estudou filosofia e teologias. "O estudo me levou à disciplina, a melhorar a relação com Deus, com meus filhos, e as coisas começaram a dar certo."

Solidariedade

Isso foi lá por 2006, quando ele pensou, como bom jornalista, que poderia escrever sobre a experiência. Transformá-la em notícia.

Baseado na cobertura de tragédias naturais que acompanhou desde os anos 1970, Bond concluiu que as pessoas ficam felizes quando estão ajudando, mas que é preciso ficar bem primeiro – algo que ele compara com o aviso do comissário de bordo antes do voo: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente. Se houver uma criança ao seu lado, ajuste primeiro a sua, e depois a dela".

Após efetuar um exame de consciência, ele sugere que o leitor inicie uma "dieta espiritual" baseada na adoção de virtudes encadeadas: solidariedade chama responsabilidade, que chama persistência, e assim por diante. O contrário também vale: afastar "venenos" como o mau humor, que chama a maledicência e o egoísmo.

Planos

Se parece autoajuda, Bonde prefere o rótulo de "mútua ajuda". Para ele, isso definiria melhor a essência de estímulo à solidariedade e auxílio ao próximo presnete na obra. Dependendo da resposta que receber dos leitores, ele pretende escrever duas sequências.

Serviço:

Lançamento de Eu, Você e os Outros, de Fernando Bond. Hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, 2.775).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]