Poemas de Paulo Leminski em fitas cassete. Não se trata de audiolivro analógico perdido ou algo do gênero. E sim, do lançamento do “livro” Um Bom Poema neste sábado (8) na Itiban. O projeto é uma publicação conceitual que o ilustrador e blogueiro da Gazeta do Povo Guilherme Caldas idealizou e desenhou, inspirada na poesia de Paulo Leminski.
Lançamento
Sábado (8), às 16h
Local: Itiban Comic Shop - Av. Silva Jardim, 845
Informações: 3232-5367
A edição foi toda impressa em serigrafia e encadernada artesanalmente pelo Estúdio Invertido, com o diferencial de simular uma fita cassete, inclusive sendo acomodada em caixas de acrílico antigas, doadas por amigos do autor.
O texto de Leminski foi escolhido a dedo por Caldas para o projeto, que se tornou uma espécie de presente para sua esposa, Fernanda Ayres. O autor diz que o texto representa muito bem a relação que ele tem com a companheira inseparável, para quem ele já deu várias fitas com capas desenhadas — guardadas pelo casal até hoje.
“A primeira vez que o li o poema, me pegou essa história de ‘uma vida inteira caminhando junto’, porque estamos juntos por mais da metade das nossas vidas. E tem ainda essa questão da poesia que se constrói aos poucos, sem pressa mas sem deixar de lado. Uma construção que tem o tempo longo das coisas realmente importantes”, explica.
Caldas sempre gostou de explorar o formato e o design ligado ao conteúdo – que foi o que levou a fazer as camisetas da Candyland Comics a partir de 1999. ËÉ uma coisa que eu tenho desde os tempos de fanzine, no início dos anos 1990. No caso de ‘Um bom poema’, a forma de cassete se funde com a historia”, comenta.
O lançamento na Itiban Comic Shop também contará com a presença do artista gaúcho Rafael Sica, autor do livro “Fachadas”, recém lançado pela Lote 42 – e cujas capas também foram cuidadosamente impressas em serigrafia pelo Estúdio Invertido.
“Um Bom Poema”
De Paulo Leminski e Guilherme Caldas
Impressa e encadernada à mão, com tiragem de 100 exemplares. R$ 35
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano