A britânica Erika James se diz "completamente surpresa" com a incrível procura por seus livros, uma trilogia iniciada por Fifty Shades of Grey, cuja versão impressa chega ao Brasil no dia 1.º de agosto sob o título Cinquenta Tons de Cinza, disponível a partir de hoje para vendas na versão digital.
Na trama, o magnata Christian Grey convence uma estagiária de sua empresa, Anastasia Steele, a assinar um contrato de submissão, com tons picantes de sadomasoquismo. A procura pelo livro tem sido grande principalmente entre as mulheres que relatam o quanto seus maridos estão agradecidos pelo repentino interesse delas em sexo.
O livro já tem duas continuações, e o conjunto todo está no topo da lista britânica de best sellers há semanas. No Reino Unido, o primeiro livro da trilogia já é recordista em vendas num curto espaço de tempo. No mundo, as vendas somam 31 milhões de cópias, com traduções em 31 países.
Acessórios
Assim como as histórias infantis que promovem a venda de inúmeros brinquedos estampados com os personagens, o livro erótico causou uma corrida a sex shops em busca dos acessórios citados no texto, como as "bolas tailandesas", que registraram aumento de 200% nas vendas.
Os vendedores de sex shop têm reconhecido os clientes que chegam inspirados pela leitura do livro, devido ao uso de termos específicos.
A Ann Summers, uma das grandes cadeias britânicas de acessórios eróticos, está passando pelo melhor momento de vendas de sua história, iniciada em 1970. A diretora executiva, Jackeline Gold, confirmou o sucesso à agência de notícias BBC: "A literatura erótica foi popularizada e eu espero que mais escritores iniciantes possam impressionar as massas com textos sensuais. Eu bato palmas para Erika James e outros autores pela introdução de romances sensuais nas prateleiras de supermercados".
A loja chegou a criar um setor chamado Cinquenta Tons de Cinza em seu site para promover acessórios citados na publicação, tais como chicote, algemas, vendas e cordas.
Um "boom" como esse havia sido registrado durante o lançamento da série de tevê Sex and the City, mas com resultados muito inferiores.