Escândalos de corrupção, futebol, imigração em massa e protestos por toda a parte foram assuntos que rechearam os jornais brasileiros no ano passado e, com o mesmo desafio crítico, viraram obra de arte na mão e nas lentes de renomados fotógrafos do país.
Agora, parte destes registros icônicos da história brasileira estão compilados no livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”, cuja 7ª edição – referente a 2014 – foi lançada recentemente pela editora Europa.
Ao todo, são 235 fotos de 114 repórteres fotográficos de diferentes jornais e revistas do Brasil. Todas as imagens foram escolhidas pela equipe da revista “Fotografe Melhor”, que selecionou, além dos demais trabalhos, 13 trabalhos feitos por profissionais da Gazeta do Povo.
Museu da Fotografia recebe mostra com imagens sobre o universo rural
Exposição traz as melhores imagens da 10ª edição do prêmio New Holland de Fotojornalismo
Leia a matéria completaEntre os nomes da redação curitibana estão Albari Rosa, Brunno Covello, Daniel Castellano, Henry Milléo e Marcelo Andrade.
À venda nas livrarias de todo o país, a obra destaca exclusivamente o trabalho jornalístico fotográfico, no intuito de mostrar por meio de imagens os principais fatos do ano anterior e homenagear os profissionais que registram em fotos todos os acontecimentos que marcaram o período.
“O interessante em participar é que isso tudo é só resultado de nosso trabalho”, comenta Daniel Castellano, um dos fotógrafos da Gazeta do Povo que tem novamente um material publicado no livro.
Assim como Castellano, o fotógrafo Albari Rosa também foi contemplado em todas as edições da publicação, que ele julga como uma obra “democrática”, pois prioriza trabalho feitos em todas as regiões brasileiras.
“Pelo fato de ter uma fotografia publicada em um livro já é muito gratificante. E a gente daqui, colocando trabalhos em uma obra como esta, consegue mostrar fotograficamente que não devemos nada a ninguém”, declara Rosa.
Veia as fotos feitas pelos repórteres da Gazeta do Povo:
Deixe sua opinião