O projeto A Poesia dos Instrumentos na Música Popular Brasileira, que une poemas sobre instrumentos e gêneros da música do país e canções voltadas para a educação musical no ensino fundamental, chega a São Paulo em agosto depois de distribuir exemplares em escolas e bibliotecas públicas de Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória e Distrito Federal.
Concebido pela designer curitibana Elis Ribeirete (Design Próprio Comunicação) como um livro de poemas com CD encartado, acompanhado por um suplemento histórico, o projeto que foi viabilizado pela Lei Rouanet edita uma nova parceria entre a professora curitibana Simone Cit e o compositor e arranjador carioca Roberto Gnattali. Eles já haviam produzido os livros-CD Histórias da Música Popular Brasileira para Crianças (2005) e Pedro e o Choro (2009), que inspirou o novo projeto, também acompanhado por workshops. Ao todo, serão doados três mil exemplares.
"Pensamos em tratar da música brasileira de uma maneira geral, porque achamos que é muito pouco abordada na escola", diz Elis, que destaca o uso da poesia no projeto. "A temática instrumentos e literatura estava na nossa cabeça há algum tempo. Juntamos as peças e criamos esse outro produto", diz.
Os poemas ilustrados abordam alguns dos principais instrumentos e gêneros da música brasileira e cita instrumentistas conhecidos, como Naná Vasconcelos, Toninho Horta e até o bandolinista curitibano Daniel Migliavacca.
Para a coordenadora do projeto, o desafio de uma aproximação como essa é não infantilizar o material. "As músicas que o Roberto compôs foram pensadas só para crianças", diz, sobre as faixas do CD, que traz vinhetas e canções inéditas em gêneros como valsa, marcha, modinha, toada, rock e lundu em arranjos que remetem à sofisticação tradicional da MPB. "É um desafio agradar o universo infantil sem diminuir, tentando manter nosso nível junto ao deles", explica. "O que fazemos é dar dicas para que as crianças possam buscar mais. Um dos desafios foi deixar o trabalho aberto nesse sentido."
O suplemento histórico-pedagógico para os professores foi preparado pela pesquisadora Ana Paula Peters, especialista em História da Arte/Música (Embap) e mestre em Sociologia (UFPR).
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