Novidade no Brasil, os livros de arte terapia baseados em desenhos para colorir têm provocado uma corrida às livrarias, o que levou títulos do gênero a encabeçarem a lista das obras mais vendidas.
Um estímulo para quem quer abstrair os problemas cotidianos e uma atividade prazerosa para quem gosta de testar a criatividade, estas obras não exigem muito mais do que boa imaginação e lápis de cor.
São, na verdade, uma compilação de desenhos minuciosos, em edições elegantes, que convidam o leitor (ou o artista) para dar uma nova cara à imagem em preto e branco, nos moldes dos livros para colorir infantis.
A febre do Jardim Secreto
A novidade é que alguns deles, como Jardim Secreto – lançado em dezembro pela editora Sextante – traz enigmas para serem decifrados durante a pintura. Por isso, a obra ganhou a classificação de livro para colorir e caça ao tesouro antiestresse, pois, além das imagens para pintura, as páginas trazem labirintos para solucionar, estampas para finalizar e espaços em branco para criar.
Desde seu lançamento, a obra da ilustradora Johanna Basford – que trabalha para empresas como Sony Playstation, Oxford University Press e Johnson & Johnson – assumiu os primeiros lugares das listas de livros mais vendidos pelo país e no mundo.
Na Livraria da Folha, lidera o ranking, deixando para trás títulos como “Philia”, do Padre Marcelo Rossi. Em um ranking nacional, de acordo com o site Publishnews, especializado em mercado editorial, Jardim Secreto está na segunda posição, perdendo apenas para o livro do religioso – embora encabece a lista entre os de não ficção e supere best-sellers como 50 Tons de Cinza.
No site de compras virtual Amazon, é o terceiro livro mais vendido. Nas Livrarias Curitiba é o segundo da categoria não ficção com mais exemplares comercializados.
Conforme a editora Sextante, o título já acumula mais de 100 mil exemplares vendidos desde que foi lançado no Brasil. E a adesão deve aumentar: para o mês que vem está programado o lançamento oficial de Johanna, chamado Floresta Encantada (também pela Sextante e já disponível em alguns sites).
Como a mesma proposta que o Jardim Secreto, a nova criação é uma viagem ao coração de uma floresta encantada. Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, o desafio será encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo das páginas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião