A Galeria Nacional de Londres prepara para novembro de 2011 uma espetacular exposição reunindo pelo menos um terço das obras conhecidas de Leonardo da Vinci.
Ao contrário de exposições anteriores voltadas para esse artista, "Leonardo da Vinci: pintor na corte de Milão" abordará apenas a técnica dele como pintor, e não como inventor, cientista e desenhista técnico.
Há 15 pinturas conhecidas de Da Vinci. Durante alguns anos, a partir do final da década de 1480, ele trabalhou na corte do duque milanês Lodovico Sforza. Desse período, estarão na exposição "La Belle Ferroniere", retrato pertencente ao Louvre; "Madonna Litta", do Hermitage (São Petersburgo); e "São Jerônimo", da Pinacoteca Vaticana, em Roma.
Uma cópia em tamanho natural da "Última Ceia", feita logo depois da tela original, também será emprestada pela Real Academia para a exposição, que mostrará também desenhos preparatórios feitos por Da Vinci.
A recente restauração de "A Virgem das Rochas" na Galeria Nacional inspirou essa exposição. Os organizadores esperam que a grande afluência de público compense o custo do seguro das obras.
A exposição vai de 9 de novembro de 2011 a 5 de fevereiro de 2012.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião