• Carregando...

Começa hoje a primeira edição do Londrix, festival literário que deverá ser realizado anualmente em Londrina, cidade do norte do Paraná. Durante três dias, o evento vai reunir escritores, atores, jornalistas e músicos para discutir a literatura do país e do estado. Serão realizados oficinas, palestras, shows e debates.

Entre os destaques deste ano, estão as participações dos escritores Domingos Pellegrini, Mário Bortolloto e Rodrigo Garcia Lopes, um dos organizadores do evento. Entre os músicos, estarão presentes Hélio Ziskind e Vítor Ramil.

O festival pretende debater temas da literatura brasileira atual, como a crítica literária, o surgimento de novos espaços para a publicação de poesia e prosa – como a internet e os blogs – e as políticas públicas para a literatura no Brasil. Haverá uma mesa-redonda sobre a situação da literatura infantil no país, já que uma das preocupações do evento é discutir a necessidade de formação de novas gerações de leitores.

Uma das principais atrações será a apresentação de uma peça de teatro sobre o escritor norte-americano Jack Kerouac. A montagem é uma homenagem aos 50 anos do movimento beat, que renovou a literatura dos Estados Unidos em meados do século passado. O monólogo, que será encenado por Mário Bortolloto, foi escrito por Maurício Arruda Mendonça, que concorreu ao Prêmio Shell de melhor texto em 2003 por esse trabalho.

Durante o evento, serão lançadas novas edições de revistas e jornais literários, como Ontem Choveu no Fututo (MS), Et Cetera (PR), Oroboro (PR) e dos livros A Estética do Frio, de Vitor Ramil; visibilia, de Rodrigo Garcia Lopes; Bagana na Chuva, de Mário Bortolotto; Orfanato Portátil, de Marcelo Montenegro; Dedo Negro com Unha, de Daniel Pelozzari; Assim Até Eu, de Thadeu Wojciechowski; Curva de Rio Sujo, de Joca Reiners Terron; e Romanceiro de Dona Virgo e Figuras Metálicas, de Cláudio Daniel, entre outros.

Em debate

O Londrix vai contar com seis discussões em forma de mesa-redonda. Veja quais são os temas escolhidos:

* Literatura Brasileira Urgente:Políticas Públicas para a Literatura Brasileira

* Literatura Infantil: Fenômeno de Mercado ou Necessidade de Leitura?

* Espaços Possíveis: Blogues, Zines, Revistas e Outros Meios.

* Literatura Brasileira Hoje

* Literatura nas Margens

* Literatura Londrinense?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]