A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Shopping Com Tour inauguram no próximo dia 3 de novembro o Cine Com Tour UEL. A programação da sala, que não terá compromisso com filmes de grandes bilheterias, contará com duas sessões diárias à noite, com exceção dos sábados.
"No sábado, a idéia é exibir apenas uma sessão, à meia-noite, e utilizar o espaço das 18 às 23 horas para apresentações musicais", contou o diretor da Casa de Cultura da UEL, Kennedy Piau.
Para viabilizar o funcionamento da sala a UEL investiu cerca de R$ 80 mil, utilizados no conserto do projetor que era usado no Cine-teatro Ouro Verde, e na aquisição de lentes, lâmpadas, equipamentos de som e tela.
Por outro lado, o shopping Com Tour investiu em novas poltronas e instalou ar-condicionado. A universidade vai ceder quatro funcionários para o cinema e o Com Tour se encarregará da segurança e da limpeza. Como a universidade não vai pagar aluguel, nem condomínio, a bilheteria ficará com o shopping.
História
O diretor-presidente do Com Tour, Francisco Leite Chaves, lembrou que o cinema foi inaugurado em 1973 e era uma novidade até pelo seu tamanho. "Na época, as salas costumavam ser maiores. O Com Tour veio com uma decoração e som modernos e inclusive uma sala para fumantes", recordou. Ele acredita que a sala tenha funcionado por cerca de 12 anos apresentando bons filmes pela então Companhia Nacional de Cinema. Quando a empresa se dissolveu, outra assumiu a sala e passou a exibir apenas filmes pornográficos, o que, segundo Leite Chaves, gerou muita polêmica na dor de cabeça. "Tivemos de despejar o cinema na Justiça."
Após isso, o local funcionou como igreja evangélica e depois como espaço para eventos como formaturas e convenções.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa