Não faltou variedade de estilos aos 14 desfiles que integraram a 13.ª edição do Crystal Fashion, encerrado na noite de ontem. Porém, identificar elementos em comum entre as coleções que desfilaram pela passarela do evento não foi tarefa das mais complicadas, mesmo aos que não tiveram oportunidade de conferir as apresentações de todas as grifes. Para comprovar, basta dar uma olhada nas vitrines das respectivas marcas todas possuem lojas no Shopping Crystal Plaza e perceber que será difícil errar a mão na escolha do look ideal para a atual primavera e o vindouro verão.
A peça que talvez tenha aparecido mais vezes durante os seis dias de desfiles foi o vestido. Em comprimentos e modelagens diversas de minivestidos acinturados, a longos fluidos e soltos , eles vieram em cores fortes, estampas florais de toques psicodélicos e em cortes tomara-que-caia e frente-única nas coleções de grifes como Bob Store, Patachou, Cori, Le Lis Blanc e Sexxes. O mesmo pode-se dizer das saias que, neste verão, não causarão problemas tanto para as mulheres mais baixas que podem optar pelos modelos com altura no joelho quanto para as mais longilíneas minissaias justas e de comprimento até o pé estão, igualmente, na pauta do próximo verão.
As túnicas também podem ser consideradas peças-chave para as estações de calor. De tecidos leves e artesanais, como o algodão, elas são uma boa opção para o dia-a-dia, em que podem ser combinadas a minissaias, jeans e calças de corte cigarrete outra tendência mostrada na semana de moda curitibana ou para a noite, onde aparecem em tecidos mais sofisticados e com apliques de pedraria.
Referências aos anos 70 prevaleceram em boa parte das coleções presentes no mais recente Crystal Fashion. Grifes como Sexxes e Bob Store apostaram em elementos brasileiros como o tropicalismo em suas coleções, resultando em cartelas de cores vibrantes e peças de modelagens ousadas. Já a Osklen, investiu em imagens do Rio de Janeiro de três décadas atrás, que apareceram em estampas de calças de cintura alta, túnicas e biquínis. Estes, aliás, aproveitaram o clima setentista em peças generosas, ideais para as traumatizadas com a calcinha amarradas por lacinhos nas laterais. As partes de baixo do biquínis agora contam com corte americano, aquele que esconde tudo, além de dar um ar de elegância e originalidade vide os modelos presentes nas coleções da Osklen e TNG.