Apesar de jovem, a atriz e diretora Maria Ribeiro já possui um tema, ou temas. Talvez seja exagerado dizer que é obcecada pelo tempo, mas ele é o personagem dominante de seus filmes, até agora. Um documentário sobre Domingos de Oliveira, outro sobre seu pai que pretende encarar no ano que vem e esse que estreou ontem, no Rio de Janeiro, e será exibido nesta sexta-feira, 11, em São Paulo, integrando a programação do festival É Tudo Verdade.
Maria agora revela os irmãos ou quase. Ela conheceu os integrantes da banda Los Hermanos quando estudou com eles. Quer dizer nunca estiveram na mesma classe, mas ela os ouviu tocar na faculdade e nunca deixou de segui-los. Conheceu os garotos socialmente, e disse que gostaria de fazer um documentário sobre eles. É notório que os Los Hermanos nunca foram receptivos a entrevistas, mas ela nunca desistiu. A banda separou-se, voltou a se unir para uma turnê nacional, e ela insistindo. "Venci no cansaço", conta. Eles autorizaram-na a segui-los, munida de câmera e gravador, por seis cidades. Ela negociou Recife, Olinda, Salvador, Brasília, Rio, São Paulo.
O resultado está nesse documentário que Maria fez com recursos próprios e de um amigo. Cada um colocou R$ 100 mil do próprio bolso. Equipe reduzidíssima, mas ela pôde seguir os Hermanos em quartos de hotéis, aviões e nos ônibus da turnê. Fez o documentário que queria. Agora, avaliando o material que colheu e editou, ela sabe que Los Hermanos Esse É Só o Começo do Fim de Nossas Vidas tem mais potencial de público que o documentário sobre Domingos. Quer parceria para um lançamento melhor, mas, por enquanto, tem dito não. "Os garotos não dão entrevista, as tevês estão todas alvoroçadas, mas de cara dá para sentir que querem reeditar o material do jeito delas. Eu quero manter o filme do meu jeito."
E que jeito é esse? "Vai parecer que eu estou me achando, mas meu ideal de documentário é o do [D.A.] Pennebaker sobre Bob Dylan [Dont Look Now]. O que me interessa são os momentos em que não ocorre nada. São os mais reveladores. O Dylan num canto, compondo. Los Hermanos abrindo a guarda em conversas que nem dizem muita coisa, mas os revelam." Eles cantam (muito), mas não espere pelo standard "Anna Julia". Seria óbvio demais.