Encontro
Juliette Convida Lúcia Murat
Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 Centro), (41) 2118-5111. Hoje, às 20 horas. Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19 horas.
A cineasta carioca Lúcia Murat é a convidada do segundo encontro do projeto Juliette Convida, que acontece hoje, às 20 horas, na Caixa Cultural. A diretora, cuja filmografia inclui títulos importantes como Doces Poderes (1997) e Quase Dois Irmãos (2004), vem construindo uma obra de consistente engajmento político. Durante o bate-papo, será exibido o making of de A Memória Que Me Contam, seu novo longa-metragem.
O filme, que tem estreia prevista para junho próximo, traz a atriz curitibana Simone Spoladore no papel principal, a ex-guerrilheira Ana, que está à beira da morte no leito de um hospital. A temática da guerrilha, além de povoar o cinema de Lúcia, também faz parte de sua biografia. Quando muito jovem, ela se envolveu com o movimento estudantil e, após a decretação do AI-5, em 1968, ingressou na organização MR8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e foi presa por três anos e meio e torturada.
O projeto Juliette Convida foi idealizado pela professora universitária Josiane Orvatich e pelo publicitário Murilo Wesolowicz, com o objetivo de promover encontros com importantes cineastas brasileiros. Em entrevista à reportagem da Gazeta do Povo, Wesolowicz disse que a proposta é promover uma discussão estética sobre a obra dos diretores convidados, abordando aspectos de seus trabalhos, que vão desde a concepção visual até a construção narrativa, passando, é claro, pelas temáticas recorrentes em seus filmes.
Batizado em homenagem à revista Juliette, publicação curitibana especializada em cinema que circulou entre junho de 2008 e novembro de 2009, o projeto de Wesolowicz e Josiane traz um trabalho audiovisual de curta duração escolhido pelo convidado, seguido de um debate com o público.
A primeira edição do projeto ocorreu em 13 de março passado e teve como convidado o diretor gaúcho Jorge Furtado (de O Homem Que Copiava. Até o fim do ano, além do encontro de hoje, estão previstos mais três edições, nos dias 10 de julho, 11 de setembro e 13 de novembro.