O Sesc da Esquina acordou este ano para as artes cênicas. Depois de pôr em funcionamento o projeto Palco Giratório, pelo qual espetáculos selecionados de todo país vêm se apresentar em Curitiba, a partir de amanhã faz o Sesc EmCena, que abre espaço para as produções de grupos de dança e teatro locais.
A primeira edição recupera o espetáculo Lugares de Mim, da descompanhia de Dança. Serão duas apresentações, nesta sexta (18) e sábado (19) às 20 horas. No horizonte do projeto apontam mais um trabalho de dança, o 1º Labirinto Imagem/Movimento, de Rose Mara da Silva, em agosto. A peça teatral Os Três Espelhos, da Insólita Cia. E uma montagem que mistura as linguagens, Quando Tudo Cresceu, do Coletivo Brincante essas duas em setembro.
Lugares de Mim estreou no Cleon Jacques, em fim de 2008, e desde então os bailarinos Juliana Adur, Peter Abudi e Yiuki Doi se apresentaram em dez cidades paranaenses, mais Rio de Janeiro e São Paulo.
A coreografia que a diretora Cíntia Nápoli retoma agora foi inspirada no conceito fotográfico de latência: o tempo que uma imagem revelada analogicamente tarda até ficar nítida. Nos corpos dos bailarinos, a ideia se traduz em cenas construídas para flagrar o instante de revelação de cada um, seus desejos pessoais.
A cada apresentação, a companhia faz atualizações. Algo que o espetáculo permite, por ter uma estrutura fixa mas sem coreografias pré-estabelecidas. Na cena a que se referem como "coração", por exemplo, a única regra vigente é que os dois bailarinos, depois de se encontrarem e unirem os corações, não mais os desgrudem. "Eles têm mobilidade pelo espaço e isso se modifica muito", diz Cíntia.
Nesse um ano e meio de estrada, a diretora mexeu no tempo e na dinâmica do espetáculo. "Toda vez que vamos remontar, a gente faz um resgate dos primeiros desejos e das primeiras conversas, para não perdê-los e´para não apenas repetir no automomático. Assim fica fresquinho, como se estivesse estreado agora", diz.
Serviço
Sesc EmCena Lugares de Mim. Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969), (41) 3322-6500. Com a desCompanhia de Dança. Dias 18 e 19 às 20 horas. R$ 10 e R$ 5 (meia).
Deixe sua opinião