Rio de Janeiro No próximo dia 8, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva vai condecorar 46 personalidades com a Ordem do Mérito Cultural. Entre os nomes escolhidos, está o da banda de hip-hop paulistana Racionais MCs, um dos mais populares grupos de periferia de São Paulo, e cujos integrantes apoiaram a candidatura Lula.
Os raivosos Racionais agora são Cavaleiros do Mérito Cultural. Os manos conseguiram façanhas em sua carreira, e conseguem vender milhões de discos sem assinar contratos com grandes gravadoras e dependendo apenas de um esquema modesto de distribuição. Tornaram a musica "Domingo no Parque" um dos hinos modernos da cidade de São Paulo, assim como Adoniram fizera no passado com "Trem das Onze". A lista dos condecorados desse ano, a 12.ª da história, saiu no Diário Oficial da União de sexta-feira, em decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A solenidade de entrega acontecerá às 16 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília. Dos 46 contemplados, 41 estarão presentes, segundo o Ministério da Cultura (MinC). Receberão as insígnias das mãos de Lula e de Gilberto Gil, ministro da Cultura, 30 personalidades das quais 8 serão homenageadas in memoriam, além de 11 grupos e instituições.
Entre os homenageados, estão ainda José Mindlin, Sábato Magaldi, Amir Haddad, Lauro César Muniz, Tomie Ohtake, Mário Cravo Neto, Mestres Eugênio e Verequete, Laura Cardoso, Lygia Martins Costa, Vladimir Carvalho, Fernando Birri e o acordeonista Sivuca.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião