Rio de Janeiro No próximo dia 8, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva vai condecorar 46 personalidades com a Ordem do Mérito Cultural. Entre os nomes escolhidos, está o da banda de hip-hop paulistana Racionais MCs, um dos mais populares grupos de periferia de São Paulo, e cujos integrantes apoiaram a candidatura Lula.
Os raivosos Racionais agora são Cavaleiros do Mérito Cultural. Os manos conseguiram façanhas em sua carreira, e conseguem vender milhões de discos sem assinar contratos com grandes gravadoras e dependendo apenas de um esquema modesto de distribuição. Tornaram a musica "Domingo no Parque" um dos hinos modernos da cidade de São Paulo, assim como Adoniram fizera no passado com "Trem das Onze". A lista dos condecorados desse ano, a 12.ª da história, saiu no Diário Oficial da União de sexta-feira, em decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A solenidade de entrega acontecerá às 16 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília. Dos 46 contemplados, 41 estarão presentes, segundo o Ministério da Cultura (MinC). Receberão as insígnias das mãos de Lula e de Gilberto Gil, ministro da Cultura, 30 personalidades das quais 8 serão homenageadas in memoriam, além de 11 grupos e instituições.
Entre os homenageados, estão ainda José Mindlin, Sábato Magaldi, Amir Haddad, Lauro César Muniz, Tomie Ohtake, Mário Cravo Neto, Mestres Eugênio e Verequete, Laura Cardoso, Lygia Martins Costa, Vladimir Carvalho, Fernando Birri e o acordeonista Sivuca.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast