O Ministério da Cultura (MinC) anunciou um pacote de filmes brasileiros liberados para exibições não-comreciais. O projeto chamado Programadora Brasil inclui na nova lista 53 filmes, entre eles "Macunaíma", "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e o curta-metragem de Jorge Furtado, "Ilha das Flores". Ao todo, o catálogo já soma 179 títulos.

CARREGANDO :)

A iniciativa permite o uso de filmes e vídeos brasileiros para cineclubes, pontos de cultura, escolas, universidades e centros culturais. Os novos 53 filmes do pacote foram organizados em 20 DVDs temáticos e direcionados a públicos variados, disponíveis para aquisição aos associados do projeto.

O novo programas ainda inclui "Porto das Caixas", de Paulo César Saraceni; "São Paulo S/A", de Luis Sérgio Person; "O homem que virou suco", de João Batista de Andrade; "Tudo bem", de Arnaldo Jabor; "Sargento Getúlio", de Hermano Penna; "Bang-Bang", de Andrea Tonacci; "Cronicamente inviável", de Sérgio Bianchi.

Publicidade

Entre os 22 curtas desta nova remessa, estão clássicos como e "A velha a fiar", de Humberto Mauro; comédias contemporâneas premiadas como "Dovè Meneghetti?", de Beto Brant; e crônicas do próprio cinema, como "Cine Holiúdy - o astista contra o caba do mal", de Halder Gomes; e "Como se morre no cinema", de Luelane Loiola; além do destacado "Ilha das flores", de Jorge Furtado. Já os médias somam 16 títulos, desde produções simbólicas como "Aruanda", de Linduarte Noronha; a investigações peculiares sobre a cultura brasileira, a exemplo de "Ô Xente Pois Não", de Joaquim Assis.

Quem estiver interessado em adqüirir os filmes e se associar ao projeto pode acessar o site www.programadorabrasil.org.br.