O Madrigal Vocale é a atração deste mês da série Terças Clássicas, promovida pelo Teatro do HSBC, com o "Concerto In Memoriam padre José Penalva". O grupo vocal, formado em 1982 pelo padre José Penalva, cantará obras renascentistas e composições do próprio fundador, que morreu em 2002.
O "Pralápracá", uma das canções do padre, tem texto do poeta modernista Cassiano Ricardo e será entoado pelo coro de 18 vozes, regidas por Bruno Spadoni. O programa ainda inclui músicas do repertório popular brasileiro, como "Gente Humilde" e "Carinhoso", em arranjos de Penalva, que tentam dar tons mais sofisticados às composições, com uso de contraponto e harmonia.
O grupo cultiva todos os gêneros de música camerística, com ênfase no canto a capella (sem acompanhamento instrumental). Porém, o Madrigal Vocale já se apresentou junto a instrumentistas, grupos vocais e orquestrais em vários centros culturais do país.
O Madrigal prepara para este ano o lançamento de um terceiro disco, com obras do compositor Luiz Iruarrízaga. O primeiro CD, "Motetes e Madrigais", foi lançado em 1999. Em 2002, o coral fez o projeto Sonora Brasil, do Sesc, passando por 39 cidades do Brasil. O resultado deste projeto foi registrado em vídeo, apresentado pela rede Sesc de TV. Em 2003 foi lançado o segundo disco, que homenageava a obra coral de José Penalva.
Serviço: Madrigal Vocale no "Concerto In Memoriam Pe. José Penalva". Terça-feira (11) às 20h30. Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 - Rua das Flores). Tel.: 3232-7177. R$ 20,00 (Clientes do HSBC e estudantes têm 50% de desconto)
Deixe sua opinião