• Carregando...
24: Live Another Day começa com Jack Bauer refugiado há quatro anos em Londres. | Divulgação
24: Live Another Day começa com Jack Bauer refugiado há quatro anos em Londres.| Foto: Divulgação

A contagem regressiva que tanto angustiou os fãs de Jack Bauer será novamente acionada em 5 de maio, dia da volta ao batente do incansável protagonista de 24 Horas, uma das melhores e mais polêmicas séries de tevê dos anos 2000. 24: Live Another Day estreia nos Estados Unidos sob grande expectativa – no Brasil, o canal Fox deve exibir a atração duas semanas depois. Como será visto hoje um sujeito como Bauer, o renegado agente da unidade de combate ao terrorismo do governo americano que barbarizou inimigos, amigos e até familiares na missão de manter o país em segurança?

24 Horas estreou nos EUA em 6 de novembro de 2001, sob o clima de consternação provocado pelos atentados do 11 de setembro e a decorrente ação militar norte-americana no Afeganistão. Interpretado por Kiefer Sutherland, Bauer se transformou no herói da era George W. Bush, marcada pela política linha dura e pela paranoia diante da ameaça de novos ataques.

Incômodo

No decorrer de oito temporadas exibidas até maio de 2010, 24 Horas se tornou um fenômeno. Primeiro, por sua engenhosa narrativa, com 24 episódios que mostravam em tempo real um dia de expediente sob extrema tensão cumprido por Bauer. Depois, pelo debate que provocou. A comunidade islâmica acusou a série de incitar o preconceito contra seus membros, e ativistas de direitos humanos protestaram contra a apologia ao vale-tudo na guerra ao terror, por conta do uso indiscriminado de tortura para se obter informações. Mas 24 Horas incomodou também os conservadores, ao destacar políticos e empresários americanos como conspiradores desprezíveis interessados nos lucros a serem extraídos de um mundo em convulsão.

No decorrer da série ganhadora de cinco Emmys e dois Globos de Ouro, Bauer cruzou limites físicos e morais. Empilhou cadáveres, viciou-se em heroína, morreu e ressuscitou, foi salvador e inimigo da pátria, passou por suplícios excruciantes como prisioneiro do governo chinês e até tentou uma vida normal, antes de ser sempre obrigado a voltar à ativa. E cabe ressaltar: 24 Horas foi concebida antes do 11 de setembro e colocou na Casa Branca um presidente negro bem antes de o mundo saber quem era Barack Obama – também teve uma chefe de governo antes de Hillary Clinton ambicionar o cargo.

24: Live Another Day tem sua trama ambientada em Londres e preserva estrutura do tempo real, agora em 12 episódios que resumirão mais um dia de cão de Bauer. Com ele, voltam personagens como a fiel analista de dados Chloe (Mary Lynn Rajskub). Benjamin Bratt interpreta um dos novos personagens, o chefe de operações da CIA encarregado de encontrar Bauer, que vive há quatro anos refugiado na capital inglesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]