Em cartaz há oito dias, o Festival de Teatro de Curitiba já teve 27 de suas apresentações canceladas, segundo a organização do evento. Entre elas, a peça "Eu, Tu e Nóis", uma comédia quase cômica" iria ao palco do Café Teatro Toucher La Lune na quarta-feira (01) às 17h e também nos dias 02 e 03. No entanto, o aviso de que o grupo não estaria presente foi dado pelo dono do estabelecimento pouco antes do horário da apresentação.
A notícia surpreendeu a assessoria de imprensa do Festival de Teatro, pois os ingressos ainda estavam sendo vendidos pelo site. A produtora que cuida dos espaços destinados aos espetáculos, Heloisa Grillo Brogliato, entrou em contato com o grupo "Trastes, Velhos e Usados" responsável pela peça na semana anterior à data de apresentação, para uma última confirmação e foi então informada por eles da desistência. O Café que está funcionando todos os dias das dez horas da manhã até o encerramento do último espetáculo durante os dias de Festival, receberia essa comédia que retrata histórias de mudanças de humor das pessoas no dia a dia de forma cômica, mas por problemas financeiros o espetáculo não aconteceu.
O grupo, da cidade de Votuporanga, São Paulo, dependia financeiramente da prefeitura para estrear. "Não conseguiram pagar as taxas cobradas pelo Festival. Receberiam auxílio da prefeitura, mas no final das contas ela não disponibilizou a verba", contou Heloisa Grillo.
O que aconteceu com a peça "Eu, Tu e Nóis, uma comédia quase cômica" não é caso isolado dentro do Festival de Teatro de Curitiba, declarou a coordenação. Além de companhias teatrais que avisam em cima da hora, cada uma com seus motivos - uns convincentes, outros não - existem aquelas que simplesmente não aparecem. Prejuízo ao Festival, que a cada se preocupa em ser melhor. Também há a decepção e revolta do público, que criam expectativas ao comprar seus ingressos e se deparam com a irresponsabilidade de muitos atores e grupos teatrais.
Dessa vez, pelo menos um aviso foi colocado na porta do Café Teatro Toucher La Lune, mesmo que menos de uma hora e meia antes do horário previsto para a estreia da atração.
De acordo com informações da bilheteria do evento, as pessoas que adquiriram o ingresso para assistir a essa peça têm o direito de trocá-lo e acompanhar outra atração ou ter o valor total estornado.
****Os textos publicados neste espaço são fruto do projeto Rede Teia no Palco, uma parceria entre o curso de Jornalismo da Universidade Positivo e a Gazeta do Povo, sem ônus para ambas as partes****
Deixe sua opinião