São Paulo - No livro Malle on Malle, com a entrevista que concedeu a Philip French, o grande diretor explica a gênese de O Sopro do Coração, recém-lançado em DVD, um de seus filmes mais polêmicos, sobre incesto.
Louis Malle realizou-o em 1971, logo após a experiência reveladora de sua vida, quando fez o documentário Calcutá e a Índia mudou sua visão de mundo.
Depois disso, se lançou num projeto nunca realizado, sobre uma utopia entre os incas, na América do Sul. Após esse fracasso, Malle buscou refúgio na figura materna e resolveu adaptar Ma Mère, de Georges Bataille, mas o projeto não andava. Foi quando ele percebeu que estava fugindo do verdadeiro assunto.
Nos anos 40, Malle tinha 13 anos quando foi diagnosticado seu problema no coração. Sob recomendação médica, ele viajou com a mãe. Ficaram semanas dividindo o mesmo quarto. Ele vivia a pulsão da descoberta do sexo. Na realidade, mãe e filho nunca cruzaram a linha da transgressão. Havia apenas um clima perturbador. Na ficção, Malle permitiu-se a concretização do incesto.
Serviço
O Sopro do Coração, de Louis Malle. Lume Filmes. Preço médio: R$ 44,90. Classificação indicativa: 18 anos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast