Está marcado para 10 horas deste domingo (14), um ato em frente ao Belvedere, na Praça João Cândido, no Alto São Francisco, em Curitiba. O protesto será contra o projeto do Governo do Paraná em abrir o espaço para a nova sede da Academia Paranaense de Letras (APL). O imóvel, que completa 100 anos em 2015, tem sido alvo de depredações constantes, motivo que levou o executivo estadual a reforçar o policiamento no local. A construção abrigou a Rádio Clube Paranaense (PRB2), inaugurada em 1824 como a primeira rádio do estado e uma das primeiras do Brasil.
Projeto de lei garante imóvel para APL
O descaso com o imóvel, que chegou a virar ponto de convívio de usuário de drogas, motivou a aprovação do Projeto de Lei 465/2014, que estabelece no casarão a nova sede da APL. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alep) no início de dezembro, e deverá ser sancionada pelo governador Beto Richa na segunda-feira (15), segundo informações da Casa Civil estadual.
Uma das possibilidades iniciais era usar o ponto para abrigar um módulo da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o que foi descartado, de acordo com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).
Até que comece a ser frequentado, o Belvedere será monitorado eletronicamente durante o dia. À noite, há guardas no local.
Nesta semana o imóvel recebeu pintura, graças a uma ação de voluntários.
Veja a programação para o ato em frente ao Belvedere no domingo:
11h - Rádio Liga Curitibana com Rodrigo Ferreira Do Amaral (http://goo.gl/XeI1Y3)PRB2 com Cláudio Ribeiro
12h - Belvedere pra quê?
13h - Rádio Cultura Kombarrocabossajazz (http://goo.gl/L2SEkA)
14h - Discotecário Bob vulgo "Otaviobob Zucon"
15h - caosmic feat Adriano Anovamente
16h20 - SMOKING TIME 4:20 com Dj-Schasko (http://goo.gl/Vb9yfJ)
17h30 - Rádio Rockambole (indie-rock-soul-funk-house) com Roberto Blatt
18h30 - Radio Livre Ataca! com Rádio Gralha
19h30 - Radiocaos