Como ser chique num mundo totalmente ligado à imagem e à exterioridade? Esse é apenas um dos temas tratados pela jornalista e consultora de moda Glória Kalil, em seu mais recente livro Chic(érrimo): Moda e Etiqueta em Novo Regime (Códex, 256 págs., R$ 49,50). Publicado no ano passado, o livro já está em sua sexta edição, com mais de 70 mil exemplares vendidos, seguindo o sucesso de seus predecessores Chic Um Guia Básico de Moda e Estilo e Chic Homem Manual de Moda e Estilo, que, juntos, venderam mais de 200 mil cópias.
A autora faz hoje, no Castelo do Batel, uma sessão de autógrafos curitibana de Chic(érrimo), em evento que também conta com o desfile das coleções primavera/verão da loja multimarcas Bazaar Fashion. Destinado a convidados direcionados, o desfile é uma parceria da loja com a joalheria H. Stern. Na passarela, 27 modelos desfilarão looks das grifes Fause Haten, Patrícia Vieira, Marcelo Quadros, Corporeum, Talie, NK Store, Estúdio Chocolate, Roberto Cavalli Class, Male e Pollignano Almare.
Ao contrário do que pensa a maioria, Glária Kalil alerta: mais do que possuir um closet repleto de peças das marcas acima, ser chiquérrimo é, acima de tudo, ser bem-informado quanto às regras de etiqueta, que, para ela, servem como uma espécie de ética do cotidiano. "Um chiquérrimo do século 21 pode e deve ter mais independência de códigos, pode e deve recusar regras sem sentido para seu estilo de vida, pode e deve ter segurança de criar suas próprias regras de agir e de se vestir, tudo isso sem egocentrismos, levando em conta a existência do Outro", indica, em um dos capítulos do livro.
Por isso, Chic(érrimo) vai muito além de conselhos para pessoas preocupadas em viver adequadamente a contemporaneidade. Em sua pesquisa, Glória recorre a referências e fundamentos históricos, sociológicos e psicológicos, sem deixar de situar o leitor quanto às mudanças dos códigos de comportamento, que, segundo ela, estão em constante revisão. "É modernérrimo ser chic. Sempre foi e sempre será. Mas é bom lembrar que o passar do tempo não significa, necessariamente, evolução e refinamento. Já tivemos tempos mais chics do que os que estamos vivendo", explica.
* Serviço: Noite de autógrafos com Glória Kalil e desfile Bazaar Fashion. Castelo do Batel (Av. Batel, 1.323). Hoje, às 19h30. Entrada somente com convites. Informações pelo telefone (41) 3243-2359.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião