Agenda
Navegador
Estreia no próximo sábado, às 20h30, no canal pago Globonews.
A ideia para o Navegador surgiu numa mesa de restaurante. Empolgados após um bate-papo frutífero, os amigos Alê Youssef, Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos tiveram um insight. Minutos depois, um e-mail enviado pelo celular de Hermano chegava à caixa de Eugenia Moreyra, diretora da Globonews.
"Sempre tivemos por hábito trocar links na internet. Estávamos conversando sobre vários assuntos, decorrentes dessa troca, e aí algo surgiu: vamos fazer um programa a partir dessas ideias? Como eu sei que Eugenia está sempre on-line, mandei a sugestão, e ela respondeu imediatamente", relembra Hermano, que é antropólogo e integra a equipe do Esquenta! ao lado dos companheiros da atração, que estreia no sábado, às 20h30.
A partir da resposta positiva de Eugenia ("Como Hermano é a pessoa que mais admiro no Brasil, ele trouxe a ideia, e eu comprei", reitera a diretora) o quarteto formulou o programa, que, fique claro, passa longe de um debate trivial sobre temas atuais ou polêmicos. Sentados diante de um tablet gigante, que demorou sete meses para ser desenvolvido, eles analisam o que de novo está surgindo pelo mundo. Tendências, comportamentos, formas de ensino, músicas.
"É um programa inovador não só no nome, mas pelas pessoas que compõem essa mesa. Eles comentam determinados assuntos, linkam e mostram. Então, na verdade, são os cinco componentes: os quatro e mais a mesa", detalha Cristina Aragão, a diretora.
Como o Navegador não está preso ao factual, informa a diretora, as primeiras edições já estão gravadas. E os amigos continuam de olho no que acontece por aí.
"Temos em comum o gosto pela antena, por tudo que é novo. Seja tecnologia, cultura ou política", diz o advogado José Marcelo, fazendo referência ao nome da atração, inspirado na música "Ela" de Gilberto Gil. "A internet surgiu como esse barato de você poder navegar livremente pelo conhecimento humano e ir hiperlinkando um conhecimento no outro, uma ideia na outra."
Especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual, Ronaldo Lemos pontua que os temas do Navegador saem do eixo Estados Unidos Europa. Num dos primeiros programas gravados, o quarteto falou sobre professores que dão aulas na universidade das Índias Ocidentais. No outro, sobre Nicola Formichetti, ex-estilista de Lady Gaga.
Eles garantem: não há filtros para os debates.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião