O escritor amazonense Márcio Souza é o próximo convidado do Paiol Literário, que acontece hoje, a partir das 20 horas, no Teatro do Paiol. O evento, que tem mediação do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, é realizado mensalmente pelo jornal literário Rascunho do qual Pereira é editor em parceria com o Sesi Paraná, a Fiep e a Fundação Cultural de Curitiba, e já trouxe este ano os escritores João Ubaldo Ribeiro, Bartolomeu Campos de Queirós e Ana Paula Maia.
Márcio Souza já escreveu romances, ensaios, óperas e peças de teatro, e ficou mais conhecido pelo livro Mad Maria, publicado originalmente em 1980 e adaptado para a televisão por Benedito Ruy Barbosa e Ricardo Waddington, na minissérie homônima da Rede Globo que foi ao ar em 2005. Mad Maria trata da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, feita pelo empresário americano Percival Faquhuar entre 1907 e 1912 no atual estado de Rondônia.
A história da região Norte do Brasil é um tema corrente em sua obra, e atualmente atua como diretor do Teatro Experimental do Sesc do Amazonas (Tesc), grupo artístico que foi pioneiro na luta pela preservação da Amazônia.
Aberto gratuitamente ao público, o Paiol Literário promove um bate-papo com o autor seguido de uma conversa com a plateia. A conversa sempre se inicia com as perguntas: "Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?". O conteúdo dos encontros são reproduzidos no mês seguinte no jornal Rascunho.
Serviço:
Paiol Literário Márcio Souza. Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Dia 9 às 20h. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião