Após sete anos à frente da prestigiada "Mostra" de Veneza, o italiano Marco Müller foi designado nesta sexta-feira como o novo diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Roma.
Em comunicado, a Fundação Cinema para Roma, responsável pelo festival, e seu Conselho de Administração, presidido por Paolo Ferrari, aprovou o nome de Müller nesta sexta-feira. O novo diretor artístico chega a Roma para já para elaborar a sétima edição do festival.
"Não poderia estar mais contente. Depois de 22 anos, volto a minha cidade para trabalhar em um projeto que me enche de entusiasmo: o desenvolvimento de um festival que quer se adaptar cada vez mais às necessidades de quem faz cinema, mas também de quem vai ver", afirma Müller na nota.
"Temos que imaginar um festival que continue sendo receptivo e aberto aos contínuos reajustes de rota para saber transcrever de modo direto as transformações do continente audiovisual. Agora, chega de conversas: Vamos começar a trabalhar", conclui.
De descendência suíça por parte de pai e brasileira, grega e egípcia por parte de mãe, Müller estudou Orientalismo e Antropologia na Itália no início dos anos 70. A partir desta década, o italiano passou a se dedicar à pesquisa e o ensino no sistema educacional.
Müller começou a trabalhar com cinema como crítico e, pouco tempo depois, já começava a escrever roteiros para vários documentários para a televisão pública italiana, a Rai.
Devido à aproximação com o cinema, Müller passou a colaborar com os festivais fazendo assessoria de programação. A partir daí, Müller passou a organizar alguns festivais: Festival de Roterdã (1989 a 1991), Festival Internacional de Cinema de Locarno (1991 a 2000).
Desde abril de 2004 até dezembro de 2011, Müller foi diretor da Mostra de Cinema da Bienal de Veneza e do Festival Internacional de Cinema da cidade dos canais, o mais importante realizado na Itália.
"Estou particularmente satisfeito pela nomeação de Marco Müller como diretor artístico do Festival Internacional do Cinema de Roma. Estou convencido de que é um extraordinário profissional, estimado tanto na Itália como no estrangeiro", afirma Ferrari no comunicado.
"Serão meses intensos para todos nós. Temos que preparar um grande Festival. Esta cidade merece. Desejo um bom trabalho ao Marco Müller e a toda a equipe da Fundação", concluiu o presidente da Fundação Cinema para Roma. EFE
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião