O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, disse ontem em entrevista à Gazeta do Povo que assumirá a coordenação da Cinemateca de Curitiba. A ex-coordenadora Solange Stecz anunciou sua saída do cargo na tarde da última segunda-feira, pelo email pessoal.
Segundo a mensagem, Solange, que estava no cargo há cinco anos e meio, já não ocupava a posição desde o último dia 19 de junho.
De acordo com Cordiolli, que agora acumulará dois cargos, faz parte da política da atual gestão da prefeitura de Curitiba limitar cargos comissionados ou em regime consultoria e prestação de serviços, o que era o caso de Solange. Por conta disso, ele assumirá a função na Cinemateca.
Nos próximos dias ele deve anunciar planos e andamentos de projetos, como o Cine Passeio, no antigo quartel do Exército, na Rua Riachuelo; a reativação do Cine Luz, na Praça Santos Andrade; e outra sala na região da Nossa Senhora da Luz, na CIC.
Além disso, Cordiolli prometeu em breve se pronunciar sobre a programação da Cinemateca e do Cine Guarani, mas adiantou que priorizará tanto a cinematografia clássica quanto a contemporânea mais independente.
Segundo Cordiolli, sua atuação na Agência Nacional de Cinema (Ancine), na qual foi assessor da diretoria, e como produtor de filmes deve facilitar o contato com distribuidoras de cinema.
O presidente da FCC também ressaltou que gostaria de continuar contando com a colaboração de Solange, principalmente, para questões de acervo, pesquisa e conservação.
Segundo Solange Stecz, que é professora da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e integrante do Conselho Estadual de Cultura, ela mantinha um contrato de consultoria com a Cinemateca, mas a renovação não foi possível por conta de questões jurídicas, e ela não atuará mais em nenhuma área do espaço, por ora. De acordo com Solange, uma funcionária da Fundação Cultural de Curitiba, Patrícia Silva, coordena, por enquanto, as questões administrativas da Cinemateca.
Ações
Veja alguns pontos da área cinematográfica em Curitiba que estão em processo:
Cine Luz
A reativação do cinema, que funcionava na Praça Santos Andrade, foi anunciada no fim do mês passado. Interditado em 2009 pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público, as adequações do prédio para a volta do Luz são complexas, já que o local foi projetado em um subsolo.
Programação
Sessões especiais, como programação infantil e familiar, além de ofertas de cinematografia clássica e de caráter alternativo, estão nos planos da Fundação Cultural para as salas de cinema públicas.
Cine Passeio
Desde 2009 há planos para transformar o antigo quartel do Exército, na Rua Riachuelo, em um complexo cultural com salas de cinema. No ano passado, o projeto foi divulgado e, até o fim de 2012, 80% dos recursos estavam captados por meio de potencial construtivo. A licitação das obras deve sair no segundo semestre, mas o prazo de entrega que seria este ano , foi adiado para 2014/2015.