A cantora Shakira e o grupo Calle 13 foram os grandes destaques da premiação do Grammy latino 2006, na noite da quinta-feira (2) no Madison Square Garden, em Nova York. A colombiana foi a protagonista da festa e levou cinco prêmios, enquanto a banda porto-riquenha venceu em três categorias. Na seção brasileira do prêmio o álbum "Segundo", de Maria Rita, ganhou dois Grammy. Um deles como melhor álbum de MPB e o outro como melhor canção por "Caminho das águas", de Rodrigo Maranhão. Adriana Partimpim venceu na categoria geral de melhor álbum infantil latino por "Adriana Partimpim - o show.

CARREGANDO :)

O disco "Fixação oral vol. 1", de Shakira, foi escolhido como melhor álbum do ano e melhor álbum feminino pop, enquanto a música "La tortura" ganhou o prêmio de melhor gravação e melhor canção do ano. "Fixação oral" também levou o prêmio de melhor engenharia de som.

O Calle 13 simbolizou a popularidade do reggaeton, um estilo latino de hip-hop. A dupla de irmãos Rene Perez, mais conhecido como Residente, e Eduardo Cabra, o Visitante, levaram os prêmios de melhor álbum de música urbana, revelação e melhor vídeo de curta duração por "Atrevete te, te!".

Publicidade

Os demais vencedores da seção brasileira são os seguintes: Melhor álbum de rock ("Hoje", dos Paralamas do Sucesso); Melhor álbum de samba ("Universo ao meu redor", de Marisa Monte); Melhor álbum pop contemporâneo ("Timeless", de Sérgio Mendes); Melhor álbum romântico ("Roberto Carlos"), Melhor álbum regional ("Vida malvada", de Chitãozinho e Chororó) e Melhor álbum cristão ("Aline Barros e Cia" - Aline Barros).

Os brasileiros este ano concorreram num número recorde de categorias gerais, mas sofreram uma sucessão de derrotas e apenas Adriana Calcanhotto viu premiada sua faceta infantil, de quebra derrotando também a rainha dos baixinhos, Xuxa. Alguns exemplos: Chico Buarque e Ivan Lins perderam para o cubano Pablo Milanés na categoria álbum de cantor e compositor. Lenine, César Camargo Mariano e Moogie Canazio foram preteridos como produtores, com a vitória do argentino Cachorro López. Na categoria de vídeo de longa duração, três brasileiros - Daniela Mercury, O Rappa e Simone - perderam para Café Tacuba e Bebo & Cigala, um empate. Na categoria instrumental, a Banda Mantiqueira e Moacir Santos perderam para Bebo Valdés.

O cantor Ricky Martin foi homenageado como Personalidade do Ano pelos esforços contra a exploração sexual das crianças e contra o trabalho infantil. O cantor agradeceu o reconhecimento da Academia e disse que a fundação que leva seu nome tem o objetivo de dar voz aos que não a tem. A cerimônia incluiu um vídeo sobre a vida de Ricky, incluindo sua passagem pelos Menudos.

Leia mais: O Globo Online