• Carregando...

Agenda

Confira a programação completa de espetáculos e as companhias que participarão da Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá em agosto:

Dia 15

Boi Cidadão (TUM/Maringá) e Lamartine Babo (CPT/SESC-SP)

Dia 16

Lamartine Babo

Dia 17

Obscena Senhora D (Circo do Silêncio/SP)

Dia 19

Leitura dramática de Desaparecimentos – Um Preâmbulo (Grupo Câmera/Maringá)

Dia 20

Câmera e Barricada (Grupo Câmera/Maringá)

Dia 21

Music Hall (Cia da Mentira/SP)

Dia 22

Abracadabra (Luís Paetow/SP)

Dia 23

Medidas contra a Violência (TUM/Maringá)

Dia 24

Ópera dos Vivos – Ato 1 (Cia do Latão/SP)

Dia 27

Comunicação a Uma Academia (Club Noir/SP)

Dia 28

Olhares Guardados (expressão cênica para deficientes visuais/Londrina)

Companhias teatrais em ascensão no país desembarcarão no próximo mês no Paraná para a 1.ª Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá, no Noroeste do estado. Peças de diretores brasileiros respeitados, como Antunes Filho, estão em destaque na programação do evento, que terá 11 montagens de companhias do Paraná e de São Paulo, de 15 a 28 de agosto.

A mostra, que era planejada havia quatro anos e só agora saiu do papel, tem direção geral de Marcio Alex Pereira, professor de teatro nas regiões Norte e Noroeste do estado. "A ideia só não foi colocada em prática antes por falta de patrocínio. Queríamos uma mostra com peças renomadas e dirigidas por importantes diretores brasileiros", conta Pereira.

As peças vão revelar ao público os trabalhos de autores contemporâneos que utilizam linguagens diversas, da tradicional à vanguarda. Oito montagens são de diretores paulistas e as outras três dividem-se entre diretores de Maringá e Londrina. A mostra terá também oficinas e bate-papos.

A abertura, no próximo dia 15, caberá ao musical Lamartine Babo. Trata-se de um espetáculo montado pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), com texto do diretor paulista Antunes Filho. A montagem – que já venceu o Prêmio Shell, na categoria melhor música – trata da história do compositor carioca Lamartine de Azeredo Babo (1904–1963), que se tornou conhecido por compor marchinhas de carnaval e hinos para times de futebol.

"Antunes, que é uma referência no teatro brasileiro, foi feliz ao contar a história de Babo de forma divertida, como se fosse um espetáculo dominical. Na primeira vez que vi esse musical, me emocionei com a história, dramática e divertida ao mesmo tempo", conta Pereira. A apresentação acontecerá em dois dias e os ingressos serão gratuitos.

Outra apresentação, que, se­­gundo o diretor da mostra, está entre as principais atrações do evento é a peça Ópera dos Vivos, dirigida por Sérgio de Carvalho, da Companhia do Latão, grupo paulista formado em 1997 considerado um dos mais importantes da cena contemporânea do país (confira a programação no quadro acima).

O espetáculo, que mistura teatro, música e cinema, será apresentado no dia 24 e é composto por um ato cênico que reflete sobre a cultura brasileira dos anos 1960, resultado de uma pesquisa coordenada por Carvalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]