O cineasta Martin Scorsese finalmente levou para casa não só uma, como duas estatuetas. "Os infiltrados" recebeu os prêmios de melhor filme e direção. Scorsese tinha recebido sete indicações em seus mais de trinta anos de carreira e nunca tinha ganho nenhuma.
Nas categorias melhor ator e atriz, os favoritos venceram: Helen Mirren, de "A rainha", e Forest Whitaker, de "O último rei da Escócia". Ambos também foram premiados no Globo de Ouro.
O filme independente "Pequena Miss Sunshine" já acumula duas das mais importantes estatuetas do Oscar: roteiro original e melhor ator coadjuvante, para Alan Arkin. O ator veterano Alan Arkin, que vive o avô da protagonista, derrotou o favorito Eddie Murphy. Arkin já tinha sido indicado ao Oscar duas vezes como melhor ator nos anos 60.
A candidata favorita a atriz coadjuvante, Jennifer Hudson, levou a estatueta por seu trabalho em "Dreamgirls - em busca de um sonho", que também recebeu o prêmio de melhor mixagem de som.
"Os infiltrados", de Martin Scorsese, já também ganhou duas estatuetas: derrotou o favorito "Borat" na categoria melhor roteiro adaptado e venceu na categoria edição.
No que promete ser uma grande noite para os cineastas mexicanos, o longa "Labirinto do fauno", Guillermo del Toro, já recebeu três estatuetas: melhor fotografia, direção de arte e maquiagem. Entretanto, o longa mexicano não ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro, que era dado como certo. O alemão "The lives of others", de Florian Henckel von Donnersmarck levou a estatueta. "Babel" já ganhou uma estatueta, a de melhor trilha sonora original.
O documentário sobre aquecimento global "Uma verdade inconveniente", com o ex-vice-presidente americano Al Gore, venceu em sua categoria. O longa sobre aquecimento global "Uma Verdade Incoveniente", com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore. O filme, favorito para ganhar o prêmio, é o terceiro documentário que mais arrecadou na história, com 45 milhões de dólares no mundo todo e um milhão de DVDs vendidos.
"Happy Feet - O pingüim" venceu o prêmio de melhor animação, derrotando favorito "Carros", da Disney.
Em categorias técnicas, "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, levou melhor edição de som, efeitos especiais, "Piratas do Caribe 2: O baú da morte", e figurino, "Maria Antonieta".
Os curtas-metragens premiados foram "West bank story" (filme), "The Danish poet" (animação) e "the blood of Yingzhou district" (documentário).
- 'Babel' leva o primeiro prêmio da noite
- Filme de Al Gore recebe prêmio de melhor documentário
- Jennifer Hudson de 'Dreamgirls' leva o prêmio de melhor atriz coadjuvante
- "Labirinto do Fauno" leva Oscar de maquiagem, arte e fotografia
- Alemão "A vida dos outros" é o melhor filme de língua estrangeira
- Ellen DeGeneres inicia Oscar provocando atores na platéia
- "Labirinto do fauno" dá outro Oscar para um mexicano
- "Maria Antonieta" ganha na categoria melhor figurino
- "Os infiltrados", de Scorsese, ganha o prêmio de melhor roteiro adaptado
- "Happy Feet" é a melhor animação
- Alan Arkin, de 'Pequena Miss Sunshine', ganha o prêmio de melhor ator coadjuvante
- Apresentadora Ellen De Generis comete duas gafes e pede desculpas
- "Labirinto do Fauno" ganha Oscar de direção de arte e maquiagem
- Pré-show da TV leva 'Happy Feet' ao encontro de outros concorrentes
- Cineastas mexicanos fazem brincadeiras no tapete vermelho
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião