O que levou o ator de "Friends" Matt LeBlanc de volta às telas depois de uma ausência de quarto anos? Foi o preço de um almoço com um dos criadores da série, David Crane, e a oportunidade de se divertir -- consigo mesmo.
Depois do papel de Joey Tribbiani, que ele interpretou por 12 anos em "Friends", e da seqüência em "Joey" -- série derivada de "Friends" -- LeBlanc, agora de cabelos brancos, estreia como uma ousada versão de si mesmo na nova sátira da TV aos domingos "Episodes", que começa em 9 de janeiro.
"Nós o convidamos para um almoço e ele aderiu totalmente. Ele gostou da idéia de fazer piada com sua imagem, e gostou da idéia de não ser o protagonista do programa, mas de ser um trabalho em conjunto", disse Crane, que criou "Episodes" com Jeffrey Klarik.
LeBlanc, de 43 anos, interpreta Matt LeBlanc -- um ator que coleciona refinadas obras de arte, possui um jato e um carro vistoso.
Ele se envolve com um casal de bem-sucedidos escritores britânicos de comédias, atraídos a Hollywood para a refilmagem de seu maior sucesso na TV da Grã-Bretanha, sobre o diretor de uma escola. Sob pressão de chefes de uma rede de TV nos EUA, o papel passa por mudanças e o programa é rebatizado de "Pucks!".
"Episodes", coprodução com a TV britânica BBC, estreia no canal a cabo Showtime nos EUA e na BBC em 10 de Janeiro. Também tem no elenco os atores britânicos Stephen Mangan e Tamsin Greig no papel dos roteiristas cujo programa de TV é destruído.
"Eu disse não a tudo nos últimos quarto anos. Não queria voltar a trabalhar", disse LeBlanc em comunicado.
"Entrei nesse turbilhão (da fama na TV) em 1994 e terminei em 2006. Queria deixar abaixar a poeira de tudo o que aconteceu nesses 12 anos. Mas então o telefone tocou, e eram Jeffrey e David", afirmou.
Crane e Klarik disseram à Reuters que tiveram momentos de nervosismo quando enviaram os roteiros de "Episodes" para LeBlanc e se perguntaram se haviam exagerado nas piadas. Mas isso não aconteceu.
Em muitos aspectos, o Matt LeBlanc ficcional não é tão parecido com o LeBlanc real, mas os criadores de "Episodes" não dizem onde traçaram o limite.
"Recorremos a visões preconcebidas do que o povo pensa de Matt LeBlanc. Mas não queremos entrar em detalhes porque parte da diversão é que você veja e pense: 'É assim mesmo que ele é?'", disse Klarik.
Embora LeBlanc roube inevitavelmente a maior parte da cena, Crane e Klarik dizem que o programa é antes de tudo sobre o relacionamento entre o casal britânico Sean e Beverly Lincoln, e a intervenção de LeBlanc (e Hollywood) na relação do casal.
É também uma sátira da TV dos EUA, com suas figuras egocêntricas, mulheres carregando demais no Botox e festas luxuriantes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas