• Carregando...
“Curitiba tem ótimos músicos. Há muitos talentos nesta cidade”, diz Robertinho Silva | Arquivo pessoal
“Curitiba tem ótimos músicos. Há muitos talentos nesta cidade”, diz Robertinho Silva| Foto: Arquivo pessoal

Robertinho Silva está em Curitiba e aproveita o tempo livre para conversar com amigos e, também, para comer. O carioca de 69 anos gosta muito da capital paranaense, sobretudo pelas opções gastronômicas.

Ontem, às 13h16, ele "traçava" ripas de costela. Hoje, deve pegar mais leve. Afinal, às 20 horas, sobe ao palco do Pequeno Auditório do Teatro Positivo para acompanhar o amigo e o saxofonista Hélio Brandão, que lança o seu primeiro álbum-solo, Incêndio na Lua.

Silva desembarcou no Aeroporto Afonso Pena na última segunda-feira e está com a agenda cheia.

Ontem, durante a manhã, mi­­nistrou um workshop no campus da Universidade Positivo. O percussionista carioca mostrou um pouco do que aprendeu durante quase meio século de trajetória profissional.

Ele estreou no fiml da década de 1950. Silva conta que, em um primeiro momento, a sua formação se deu por meio das músicas que escutava no rádio da casa de sua família, no bairro carioca do Realengo.

Depois, estudou muito.

A lista dos artistas com quem já se apresentou é extensa. Só com Milton Nascimento, tocou de 1969 a 1998. Da cantora baiana Gal Costa ao saxofonista norte-americano Wayne Shorter, fez nuances rítmicas para muitos cantores e instrumentistas.

Cenário sedutor

Silva vive no bairro de Botafogo, com vista para a Baía da Guanabara, cartão-postal dos mais admirados do mundo. Mas diz que poderia viver na capital paranaense, onde além da variedade gastronômica, há paisagens e temperaturas que o seduzem.

Ele acompanha João Donato nas três apresentações que acontecem no Teatro da Caixa, de sexta (20) a domingo (22).

O percussionista conheceu esta cidade por meio do contato que teve, ainda na década de 1980, com Hélio Brandão. O músico curitibano viajava ao Rio para ter aulas com Mauro Senise. Durante uma confraternização, Silva e Brandão foram apresentados. Em seguida, Brandão viabilizou um show para Silva no Teatro Paiol.

Desde então, o artista carioca retorna com alguma frequência à capital do Paraná. Já participou da Oficina de Música, como professor, em algumas edições da etapa popular.

Silva faz questão de elogiar Endrigo Bettega, parnanguara radicado em Curitiba, que na noite de hoje também estará no show de lançamento do CD de Brandão.

"O Endrigo Bettega é um dos melhores bateristas que o Brasil gerou. É uma honra tocar com ele, que conheço faz tempo e que melhora como músico a cada dia", finaliza.

Serviço

Incêndio na Lua. Pequeno Auditório do Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido), (41) 3317-3000. Lançamento do CD de Hélio Brandão, com a participação de Robertinho Silva. Dia 18, às 20 horas. R$ 30 e R$ 15 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]