As Folhas do Cedro traz diálogo entre o Líbano e a Amazônia a Curitiba| Foto: Divulgação

Curitiba recebe neste fim de semana a peça As Folhas do Cedro (confira o serviço completo do espetáculo), de Samir Yazbek, texto premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte no ano passado. Samir e sua companhia, Arnesto nos Convidou, são fruto do investimento em dramaturgia – a escrita para teatro – feito pelo diretor Antunes Filho, em São Paulo.

CARREGANDO :)

A peça conta a história de uma filha de imigrantes libaneses de São Paulo, que usa sua memória e imaginação para revisitar suas origens, procurando sua identidade.

No elenco, Helio Cicero, Daniela Duarte, Douglas Simon, Gabriela Flores, Mariza Virgolino, Rafaella Puopolo e Marina Flores, de nove anos.

Publicidade

Yazbek contou à Gazeta do Povo que, apesar de ele próprio ser filho de imigrantes libaneses, isso não tornou o trabalho autobiográfico (leia amanhã a entrevista completa no Caderno G).

A montagem vem na esteira de outra parceria com o ator Helio Cicero, já que O Fingidor, inspirada na vida e obra do poeta português Fernando Pessoa, ganhou o Prêmio Shell em 1999 de melhor autor.

Trama

Na história de As Folhas do Cedro, a protagonista descendente de libaneses se imagina no Amazonas dos anos 70, onde contracena com a mãe e o pai, empreiteiro na estrada Transamazônica. Esse pai que ela pouco conhece é um dos mistérios que a protagonista tenta desvendar. Ela também entra em contato com personagens de outras etnias – numa grande paródia do Brasil.

A linguagem não é linear, mas mesmo o público que prefere uma história com começo, meio e fim poderá se identificar devido às relações de família comuns a qualquer pessoa.

Publicidade

Outros destaques são a cenografia e o figurino, que remetem à vastidão da floresta amazônica ao mesmo tempo que à paisagem desértica dos países árabes – numa justaposição entre tradição e progresso.

Toda essa alusão ao passado e ao presente tem rendido elogios e convites a Samir e sua peça – o diretor chegou a Curitiba já na quinta feira para participar do Ciclo de Dramaturgia Contemporânea, promovido por universidades federais no Mini-Guaíra, com último encontro hoje, às 19h30.

As apresentações de As Folhas do Cedro acontecem sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas, no Sesi/Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico).