A estréia desta quinta-feira (24), no Guairinha, promete ousadia, em sua forma e conteúdo. A peça "Memória", do diretor carioca Moacir Chaves, tem a pretensão de ser uma adaptação livre da obra mais radical de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas". O espetáculo é uma produção do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O elenco para a peça foi escolhido pelo diretor após a realização de uma oficina teatral, em junho. Inscreveram-se 120 candidatos e, destes, nove levarão as palavras do defunto ao palco: Carlos Vilas-Boas, Kassandra Speltri, Katiuscia Canoro, Leandro Daniel, Patrícia Kamis, Renata Hardy, Rodrigo Ferrarini, Sidy Correa e Simone Magalhães. O espetáculo pode ser considerado uma obra coletiva, pois foi criada pelo diretor juntamente com o elenco.
Embora utilize elementos da obra de Machado de Assis, lançada pela primeira vez em 1880, o diretor não teve a preocupação de dramatizá-lo. Quem for assistir "Memória" não vai encontrar uma montagem tradicional, composta por personagens, diálogos e um enredo com começo, meio e fim.
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Memória". De quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º) Tel.: 3315-0979. R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Até 24 de setembro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião