A estréia desta quinta-feira (24), no Guairinha, promete ousadia, em sua forma e conteúdo. A peça "Memória", do diretor carioca Moacir Chaves, tem a pretensão de ser uma adaptação livre da obra mais radical de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas". O espetáculo é uma produção do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O elenco para a peça foi escolhido pelo diretor após a realização de uma oficina teatral, em junho. Inscreveram-se 120 candidatos e, destes, nove levarão as palavras do defunto ao palco: Carlos Vilas-Boas, Kassandra Speltri, Katiuscia Canoro, Leandro Daniel, Patrícia Kamis, Renata Hardy, Rodrigo Ferrarini, Sidy Correa e Simone Magalhães. O espetáculo pode ser considerado uma obra coletiva, pois foi criada pelo diretor juntamente com o elenco.
Embora utilize elementos da obra de Machado de Assis, lançada pela primeira vez em 1880, o diretor não teve a preocupação de dramatizá-lo. Quem for assistir "Memória" não vai encontrar uma montagem tradicional, composta por personagens, diálogos e um enredo com começo, meio e fim.
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Memória". De quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º) Tel.: 3315-0979. R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Até 24 de setembro.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula