As surpresas do Festival de Teatro passam pela rua. Se nem todos os espetáculos da mostra principal agradam a todos, muito artista bom veio participar da mostra paralela Fringe. Um destaque é Denise Lopes, que tem feito no Largo da Ordem sua performance como Lady MacAxeira e se apresenta ainda neste sábado (4) às 15 horas e no domingo (5), às 18 horas.
A personagem, uma mendiga, surgiu em 2010 para animar intervalos de uma mostra de peças curtas em Belo Horizonte. Cômica na essência, a maltrapilha fala verdades e tem um excelente senso do seu entorno, sabendo improvisar com fatos do momento, em falas simples e certeiras.
Para Curitiba, ela traz um trabalho refinado durante esses quatro anos, agora intitulado Se essa Rua Fosse Minha, que começa próximo ao Bebedouro do Largo e depois transporta os ouvintes conquistados para dentro da Casa Hoffmann. A moradora de rua sábia e engraçada ganha o acréscimo da referência a Lady Macbeth, de Shakespeare. Ao chegar à cidade, ao longo da semana, ela coletou nomes de figuras conhecidas nas ruas daqui, como Oil Man e Efigênia Rolim. Mas quem ganha destaque e lugar em sua cama na marquise é o Mendigo Gato.
A potência da ambiciosa esposa que incita Macbeth a apressar a profecia de que seria rei e partir para o assassinato permeia de maneira extremamente habilidosa e sutil a personagem de MacAxeira. É tocante como ela substitui as manchas de sangue que enlouquecem a protagonista da peça escocesa pela sujeira da rua que povoa seu corpo.
PROGRAME-SE
Casa Hoffmann (R. Claudino dos Santos, 58), (41) 3321-3232. Dia 4 às 15h e 5 às 18h. R$6 e R$3. Classificação indicativa: 12 anos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião