Ponto de referência para quem gosta de se alimentar bem, o Mercado Municipal de Curitiba passou por um processo de revitalização na última década, transformando-se em espaço moderno de compras. Um pouco de sua história está sendo contada agora pelo jornalista e escritor Eduardo Sganzerla, que lança hoje o livro Mercado Municipal de Curitiba, publicado pela Editora Esplendor.

CARREGANDO :)

A obra foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, contando com a participação do fotógrafo Diego Singh, os designers gráficos Sílvia Sganzerla e Marco Medeiros e a pesquisadora Lorena Sganzerla. Foram entrevistadas 70 pessoas dos 163 permissionários do mercado, que dão um panorama da situação atual do local.

Eduardo Sganzerla também inclui no livro uma pequena retrospectiva histórica do tradicional espaço, que originalmente foi inaugurado em 1874 na Praça Generoso Marques (na época, Largo da Cadeia), passando para a Praça 19 de Dezembro em 1912, sendo transferido alguns anos depois para um chalé no bairro Batel, fechado em 1937. O novo Mercado Municipal foi inaugurado no local atual em 1958. A obra do jornalista ainda faz uma perspectiva do futuro, revelando os planos para o espaço até 2015. "Atualmente, o diferencial do Mercado Municipal é sua organização. Ele tem uma varejo especializado, certos produtos só são encontrados lá", diz Eduardo Sganzerla, freqüentados do mercado desde 1971.

Publicidade

O Tico-Tico

Para as crianças do início do século 20, a maior diversão era ganhar de presente uma revista que fez história na imprensa brasileira. Feita especialmente para o público infantil, O Tico-Tico, publicado de 1905 a 1959, tinha um caráter didático, destacando contos, histórias em quadrinhos, jogos e brincadeiras que educavam e divertiam a garotada da época. O centenário de criação da publicação é celebrado no livro O Tico-Tico – Cem Anos de Revista, de Ezequiel Azevedo, que terá lançamento hoje na Gibiteca de Curitiba, com palestra do autor e sorteio de dois exemplares.

Serviço: Lançamento de Mercado Municipal de Curitiba, de Eduardo Sganzerla. Mercado Municipal de Curitiba (Pça. da Convivência). Hoje, às 11h. Lançamento de O Tico-Tico – Cem Anos de Revista, de Ezequiel de Azevedo. Gibiteca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 533). Hoje, às 18 horas.