Atire o primeiro sapato a mulher que nunca se preocupou com um item sequer do guarda-roupa para compor um visual adequado. Seja qual for a finalidade da produção trabalho, passeio, conquista amorosa , até a mais desencanada das mortais quer saber se o cabelo está bom ou se a roupa não a deixa gorda ou magra demais (em casos de verdadeira exceção, é verdade). Há público para todas as demandas, dos fashionistas às interessadas esporádicas, que procuram informação para os mais variados dilemas do vestuário. Enfim, com essa demanda toda, natural que a mídia invista em programas e publicações que saciem essa fome de moda, da mais alta especialização às dicas "fast fashion", se é que esse termo existe.
Os canais de tevê a cabo são os que mais apostam nesse filão. Há programas para todos os gostos, de personals stylists da vida a reality shows de pretensos novos designers e estilistas. O Discovery Home & Health divide a programação em dias especiais e as quartas-feiras são dedicadas à moda.
O que chama a atenção é a pasteurização do estilo. Quem assiste a um programa, assiste a todos, e não por causa do formato dos episódios da mesma série e consultor. Todos obedecem a roteiros fieis, cada um na sua proposta: Tim Gunn: Guru de Estilo, elege uma felizarda que vai ganhar uma consultoria completa, que inclui avaliação e eliminação do atual guarda-roupa, uma lista de peças básicas para fazer compras, um novo penteado e make-up e um vestido de um estilista famoso. Tudo isso para ser apresentado, no fim do programa, em um desfile de moda para familiares ansiosos.
E assim ocorre com todos: a dupla do Esquadrão da Moda descasca a vítima na frente dos "amigos" que sugeriram a transformação, depois de filmar a criatura, às escondidas, por duas semanas. Em Toque de Celebridade, a eleita escolhe o estilo de um artista famoso para ser adaptado e o programa 10 Anos Mais Jovem mostra como alguns recursos de moda podem mesmo transformar uma pessoa.
Parece rabugice reclamar de pasteurização diante de variadas opções de entretenimento sobre moda e acessórios. O problema é a padronização do estilo. Guardadas poucas e sutis diferenças, todos os programas sugerem exatamente as mesmas dicas, que vão das padronagens dos tecidos aos modelitos adotados, não importando se o transformado seja careta, modernoso, tímido ou vanguardista. O que pode parecer coerência afinal, são fórmulas para valorizar esse ou aquele atributo, disfarçar imperfeições ou valorizar a silhueta , acaba sendo recurso para deixar todas exatamente do mesmo jeito. Um exemplo foi o episódio de Esquadrão da Moda, em que uma escritora inglesa de 22 anos viu seus dread locks, cultivados há dez anos, impiedosamente cortados no cabeleireiro. Verdade que o conjunto era grotesco, mas absolutamente nada do estilo "alternativo" da moça de se vestir foi levado em conta na formatação do novo visual. No fim do programa, ainda chocada com o cabelo curto, ela exibia vestuário de uma executiva sem convicção, meio assustada com os terninhos e as estampas comportadas que haviam escolhido para ela comprar.
Sem esquecer que moda é atitude e o que você usa diz muito sobre sua personalidade, estilo de vida e comportamento, parece que a individualidade do sujeito fica em segundo plano, em nome de um resultado estético interessante e mais agradável. Deve dar mais trabalho e custar mais caro fazer um estudo sério dos candidatos à transformação, que se sujeitam na vitrine da telinha, em nome da audiência e para deleite dos patrocinadores. O filtro fica, como sempre, para o público, o que não deixa de ser um risco. Mas talvez essa seja a mola da audiência: ao tentar acertar usando as dicas pasteurizadas dos programas, o telespectador comete novos erros e retorna à programação para tentar corrigi-los, ainda que seja com o mesmo remédio.
Serviço
Confira os horários de exibição dos programas: 10 Anos Mais Jovem, quartas-feiras, às 21h30; Tim Gunn: Guru de Estilo, quartas-feiras, às 22 horas; Esquadrão da Moda, quartas-feiras, às 23 horas; Toque de Celebridade, quintas-feiras, às 23 horas.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião