Um momento para relaxar a alma e lembrar os ensinamentos indianos. Estas são sensações que o público, que estiver disposto, poderá encontrar no recital de música indiana que acontece nesta terça-feira (17), no teatro Sesc da Esquina. O mestre da flauta Bansuri (flauta transversal de bambu), G.S. Sachdev, natural de Punjab, Índia, considerado um dos maiores mestres do instrumento no mundo, faz uma única apresentação na capital paranaense.
A flauta tranversal Bansuri é um instrumento artesanal, feita de uma simples seção de bambu fechada em uma de suas extremidades, com seis ou sete aberturas. O bambu deve ser reto, liso, sem nós e imperfeições. A construção do instrumento exige paciência e sensibilidade para afiná-lo e reafiná-lo, principalmente quando o bambu ainda não está completamente seco.
Cultura
O instrumento ocupa uma posição de destaque na música indiana, juntamente com a harpa (Vina) e o tambor de duas faces (Mridanga). Venu, nome original da flauta na Índia, costuma aparecer em esculturas de antigos templos e murais, demonstrando a importância do instrumento na cultura indiana. O Srimad Bhagavatam, texto mais importante da literatura védica, narra que Krishna que na religião hindu está no mesmo patamar que Deus entre os cristãos , ao entrar na floresta vibrando sua flauta, encantava o espírito de todos os seres vivos. Os rios paravam de fluir e os pássaros pousavam nos galhos das árvores para ouvi-lo.
A apresentação nesta terça é uma oportunidade para conhecer um pouco da sonoridade da flauta Bansuri e ouvir os tradicionais ragas ou modos melódicos indianos com um dos mestres.
Serviço: Recital de música indiana com G.S Sachdev - Mestre da flauta Bansuri. Terça-feira (17) às 20 horas. Teatro do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: (41) 3322-6500. R$ 15,00 (comerciário, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meio ingresso).
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião