Apenas três dias após seu lançamento, o disco "Death magnetic", da banda americana Metallica, atingiu a marca de 490 mil cópias vendidas nos EUA. Por ter sido lançado em uma sexta-feira, dia 12 de setembro, o CD não teve uma semana inteira de vendas contabilizada, como acontece com a maioria dos lançamentos naquele país, que acontece às terças-feiras.
Mesmo assim, foi uma das estréias mais bem-sucedidas do ano. O disco anterior de carreira do Metallica, "St. Anger", vendeu 418 mil cópias em seus primeiros três dias - na época, a indústria do disco era mais forte - e hoje é considerado um fracasso de crítica e de vendas.
A última vez em que o Metallica vendeu mais de 490 mil discos em uma semana foi em 1996, quando "Load" chegou à marca de 680 mil unidades vendidas em seis dias, em 1996. Os dois lançamentos com as semanas de estréia mais fortes nos EUA em 2008 foram "Tha Carter III", do rapper Lil Wayne (1 milhão de cópias) e "Viva la vida or death and all his friends", do grupo britânico Coldplay, com 722 mil CDs.