O cineasta Michael Moore enviou nesta sexta-feira uma carta ao presidente George W. Bush, na qual pergunta "onde estão os helicópteros quando milhares de pessoas precisam ser evacuadas de Nova Orleans".

CARREGANDO :)

"Onde diabos podem estar todos os nossos helicópteros militares?", escreveu Moore, diretor de documentários que criticam o governo e a estrutura de poder dos EUA, como "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 9/11".

E completou: "Estimado senhor Bush. O senhor tem alguma idéia de onde estão nossos soldados da Guarda Nacional? Porque realmente poderíamos usá-los agora na tarefa para a qual eles se alistaram, como a ajuda em desastres nacionais. Como é que não estão ali?".

Publicidade

Segundo o Pentágono, os Estados Unidos têm neste momento 205 mil soldados em serviço no mar, dos quais 75 mil são membros da Guarda Nacional dos EUA. Desses, 70 mil prestam serviço no Iraque.

Segundo Moore, o presidente Bush "mantém sua cara-de-pau".

"Depois de tudo, não é sua culpa que 30% de Nova Orleans viva na pobreza, que dezenas de milhares de pessoas não tiveram transporte para sair da cidade", escreveu Moore.

"Vamos, 'são negros!', você quer dizer. Não é como se tivesse acontecido em Kennebunkport...", completou Moore em referência ao lugar onde a família Bush tem residência de verão no estado do Maine.

"Você pode se manter firme, senhor Bush. Basta encontrar alguns helicópteros do Exército para enviá-los à Louisiana. Faça de conta que Nova Orleans e a costa do Golfo (do México) estão em Tikrit (no Iraque)".

Publicidade