O jornalista Miguel Conde, curador desta edição da Flip, teve anunciada neste domingo (8) sua permanência no cargo em 2013. Nos últimos dois anos, quando houve mudanças na curadoria, o anúncio só foi feito semanas depois do evento.
O diretor-geral da Flip, Mauro Munhoz, disse também que o nome do autor homenageado de 2013 só será anunciado em agosto ou no começo de setembro. O jornal "O Globo" informou que Graciliano Ramos seria o homenageado, o que a organização ainda não confirmou.
Conde destacou entre os bons momentos deste ano as duas mesas nesta manhã. A primeira foi entre os poetas Jackie Kay e Fabrício Carpinejar: "A presença de Jackie Kay é um bom exemplo de como a Flip pode funcionar para apresentar autores'', disse, sobre a escocesa, cuja poesia é inédita no Brasil.
A outra foi entre os brasileiros Frederico Dantas e Rubens Figueiredo. "São dois autores que não estão entre os mais eloquentes, mas cada um pensou uma maneira própria e interessante de abordar um tema que é recorrente quando se discute o Brasil, a relação entre a arte e a questão social", disse.
Questionada sobre mudanças no formato da Flip em 2013, a britânica Liz Calder, presidente do conselho diretor do evento, disse que "acha saudável que o festival esteja preparado para mudanças, que não fique estagnada". "Não tenho mudanças exatas em mente, talvez o formato das mesas", disse.
A leitura de poemas do autor homenageado deste ano, Carlos Drummond de Andrade, na abertura de todas as mesas foi um diferencial positivo deste ano, disse ela. "Apresentou a obra do autor especialmente a pessoas que vieram de fora do Brasil".
Munhoz disse que neste ano houve recorde de participação de público, com 45 mil acessos a todos os eventos (não soube informar o número de acessos de edições anteriores) e estimativa de 25 mil pessoas passando pela cidade ao longo dos cinco dias. "A ocupação do público ficou mais distribuída na cidade. Tivemos desde evento no forte, em cima do morro, até o extremo do outro lado do rio, nas escolas da Mangueira e do Pantanal".
Ao final da coletiva, a organização anunciou os autores que estarão na Mesa de Cabeceira, tradicional evento de encerramento, que neste ano inclui algumas das principais atrações da Flip: Enrique Vila-Matas, Ian McEwan, Luis Fernando Verissimo, Javier Cercas, Juan Gabriel Vasquez, Zoé Valdés, Dany Laferrière, Francisco Dantas e Amin Maalouf.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião