Com o advento do sertanejo universitário e de trios-elétricos sertanejos, a música caipira tem voado tão longe que muitos artistas da nova geração vêm procurando suas raízes, seja em shows, seja em regravações. Com isso, músicos de outras épocas estão sendo redescobertos e ganhando o status de cult. É o caso da dupla sertaneja Milionário & José Rico.
"É bom mostrar para a criançada o sertanejo como ele era. A gente fica impressionado com a quantidade de gente jovem nos nossos shows. E, no fim, eles querem ir ao camarim e falar com a gente, diz Milionário. A prova dessa redescoberta está na coletânea Nossa História, lançada pela gravadora Som Livre em dois volumes e que reúne clássicos da dupla, como "Inversão de Valores, "De Longe Também se Ama, "Apaixonado e "Estrada da Vida.
Um lançamento com essa proposta significa uma revisão histórica do passado recente da dupla, que no ano passado ensaiou uma comemoração de seus 40 anos de carreira, que não decolou. Em 2008, as Gargantas de Ouro do Brasil gravaram o CD e DVD ao vivo Milionário & José Rico Atravessando Gerações, que saiu pela pequena distribuidora MD Music e que, agora em maio, deve ser relançado pela Som Livre. E mais novidades estão por vir.
Ainda neste ano, Milionário e José Rico pretendem gravar seu 30.º disco o primeiro de inéditas em oito anos.
Com 41 anos de parceria, Milionário reconhece que manter uma dupla é como um casamento. "Quando ele está depressivo, é só deixá-lo no canto dele e não perturbar, explica. "Temos a vantagem de que nenhum de nós fuma nem bebe, algo que sempre gera discussão. Quanto à competição com os novos sertanejos, Milionário avisa: "A música está perdendo a raiz. Sertanejo tem que falar da vida no campo, de amor, de paixão. Esse sertanejo que só fala bobajeira [sic] está fora da minha alçada.
Serviço:
Nossa História. Milionário & José Rico. Coletânea em dois volumes. R$ 19,20 (cada CD)
Deixe sua opinião